Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Inter, Itaú e Caixa lideram o ranking de reclamações do Banco Central

O Banco Central do Brasil divulgou ontem (19) o ranking de reclamações do 4º semestre de 2020. De acordo com o levantamento feito pela instituição, Banco Inter, Itaú e Caixa foram os bancos e financeiras com maior número de reclamações consideradas procedentes. Contudo, o cálculo não considera apenas a quantidade de reclamações; para isso, o número de reclamações é dividido pelo número de clientes da instituição e multiplicado por 1 milhão. Para saber mais sobre o ranking, então continue a leitura desse texto.

É provável que você também goste:

Méliuz vai lançar novos produtos para competir forte com Nubank e Banco Inter

Mais crédito? 3 formas de aumentar o limite no cartão do Banco Inter

Por que o empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa da Caixa é o mais fácil de aprovar?

Conforme o Banco Central do Brasil, o Banco Inter foi a instituição financeira com maior número de reclamações, com o índice de 111,52. Esse índice obtido pelo Banco Inter é mais de 3 vezes maior do que o do segundo colado no ranking. Em segundo lugar, ficou o Banco Itaú, com um índice de 31,00. Já o terceiro lugar no ranking de reclamações do Banco Central ficou com a Caixa, que teve um índice de 30,85.

Além desses três bancos, completam o top 5 o Santander (em 4º lugar, com índice de 29,91) e o Banco do Brasil (5º lugar, com índice de 22,63).

Confira a seguir as 10 empresas que aparecem no ranking de reclamações do Banco Central no 4º trimestre de 2020:

top 10 reclamações do Banco Central
Imagem: site do Banco Central do Brasil.

Além disso, o Banco Central também fez um ranking de reclamações contando apenas bancos e instituições financeiras menores. Nesse ranking, no qual só entraram empresas com menos de 4 milhões de clientes, o líder de reclamações foi a Facta Financeira S.A., com índice de 1833,37. Já em segundo lugar apareceu o C6 Bank, com índice de 1779,55. O terceiro lugar da lista ficou com o Banco PAN, que teve índice de 655,60.

Confira a seguir as 10 empresas que aparecem no ranking, entre as que possuem menos de 4 milhões de clientes:

top 10 ranking de reclamações do Banco Central
Imagem: site do Banco Central do Brasil

Por fim, os três principais motivos de reclamações em relação a bancos e instituições financeiras foram:

  • Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (10.518 queixas);
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito (3.429 queixas);
  • Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.639 queixas).

Nota oficial do Banco Itaú

A equipe do Seu Crédito Digital entrou em contato com o Itaú, que se pronunciou sobre o caso. A seguir, confira a nota oficial do banco.

O Itaú Unibanco trabalha de forma intensa e contínua na análise das reclamações registradas por nossos clientes, de forma que possamos identificar oportunidades de melhorias nos nossos processos, produtos e serviços. Reiteramos o compromisso que temos com a satisfação dos nossos clientes e permanecemos sempre à disposição para resolver suas demandas por meio dos diversos canais de atendimento que disponibilizamos.

 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: fizkes / Shutterstock.com