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Banco PAN aposta em novo app engajando cliente com sua real necessidade

Os bancos digitais têm tomado espaço na vida dos brasileiros, por isso essas instituições têm se tornado cada vez mais competitivas. Para se destacar, esses bancos buscam oferecer produtos financeiros que atendam a real necessidade do cliente.

Pensando nisso, o Banco PAN, um dos maiores bancos digitais do Brasil, lançou uma nova versão de seu aplicativo, que ficou dez meses em desenvolvimento.

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O lançamento da nova plataforma é de suma importância, já que o canal mobile concentra praticamente todas as transações do usuário do banco digital, sendo que esse cliente corresponde a 40% da carteira de crédito do Banco PAN. No quarto trimestre, o total movimentado no banco digital foi de R$ 18,7 bilhões, tendo um avanço superior a 400% na base anual.

“Sentimos a necessidade de segmentar a nossa base de clientes dentro da experiência do aplicativo, dado que somos o banco digital com o portfólio de produtos de crédito mais completo do mercado e temos a união com a Mosaico, que traz a plataforma de consumo para dentro do nosso ecossistema”, afirmou o head do banco digital do PAN, Pedro Poli Romero à EXAME Invest.

De acordo com Romero, o novo aplicativo fortalece os três pilares estratégicos do PAN:

  1. Crescimento;
  2. Engajamento e 
  3. Monetização.

O PAN fechou o ano de 2021 com 12,7 milhões de clientes na plataforma da conta digital, sendo que mais da metade desses usuários estavam ativos, isto é, haviam efetuado algum tipo de operação nos últimos 90 dias.

Atendendo a real necessidade do cliente

De acordo com o executivo, com o novo aplicativo, o PAN torna-se mais “contextual” no momento de oferecer um serviço ou produto ao cliente. Ou seja, oferecer possibilidades que tenham real necessidade para o cliente. “Queremos oferecer o que gera mais valor para determinado cluster [segmento] de cliente.”

Tem se tornado cada vez mais importante a customização da jornada do cliente devido ao uso de inteligência de dados em tempo real, onde se tem acesso aos produtos procurados pelo usuário na rede, segundo Romero. 

“A plataforma completa permite, por exemplo, que o cliente entre pela Mosaico para fazer uma compra, que é financiada pelo crédito do Pan; na sequência, ele abre uma conta, nós concedemos o cartão, e ele contrata um crédito de veículos. São muitas conexões”, afirmou.

Aumento das vendas

O intuito do PAN é aumentar o cross-sell – a venda cruzada – de produtos, possibilitando o crescimento da rentabilidade sobre cada cliente.

Gradativamente, o número médio de produtos tem aumentado, passando de 2,2 no segundo trimestre de 2021 para 2,6 no quarto.

O serviço que tem se destacado é a contratação de crédito, pois a base de clientes que possuem financiamentos no banco digital cresceu 160% em apenas um ano, passando de 2,1 milhões para 5,4 milhões. Esse progresso se deve, em parte, ao lançamento de novos produtos no decorrer do ano, principalmente no segundo semestre, quando foi lançado, entre outros serviços, a antecipação do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) em julho, e o crédito pré-aprovado para a aquisição de veículos em dezembro.

Romero também destaca o design do aplicativo, que apresenta recursos que facilitam a compreensão da linguagem financeira, como ilustrações que aumentam a identificação com os usuários.

“Dado que o nosso público é das classes C, D e E e que muitos passaram a ter acesso ao sistema bancário de forma mais aprofundada agora, dentro desse contexto da jornada e de guiar e educar, vimos a importância de ter uma versão mais atraente do aplicativo”, disse o executivo-chefe de Tecnologia do Banco PAN, Leandro Marçal.

Os dois executivos do Banco PAN afirmam que o novo aplicativo irá diminuir o tempo de desenvolvimento de produtos, o time to market.

“Desenhamos uma nova arquitetura a partir de pesquisas com os clientes em busca de uma experiência mais fluída, leve e guiada”, disse Marçal, que ressaltou que o aplicativo funciona não apenas em celulares com iOS, mas também em versões mais antigas de Android. 

Com todo esse progresso tecnológico, o time do PAN na área de tecnologia dobrou de tamanho em 2021.

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Imagem: Alison Nunes Calazans / Shutterstock.com