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Bancos tradicionais cada vez mais ameaçados com a alta adesão aos bancos digitais

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) indicou que o Brasil já conta com mais de 950 mil contas digitais. Ou seja, a alta adesão aos bancos digitais se deve porque as fintechs facilitam todo o processo de abertura de conta sem burocracia. Sem contar as outras vantagens que oferecem como não precisar “perder tempo” em filas e a possibilidade de fazer qualquer transação bancária apenas utilizando um smartphone.

Alta adesão aos bancos digitais preocupa os bancos tradicionais

Bancos cada vez mais ameaçados com a alta adesão aos bancos digitais

Tudo isso está mudando a forma como o cliente enxerga a instituição financeira. Isso obriga até mesmo os bancos tradicionais a remodelarem seus modelos de negócio. Até porque se medidas não forem tomadas por grandes instituições financeiras, os bancos perderão bastante clientes.

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O Banco Inter já está abocanhando vários clientes no Brasil e se destaca por ser totalmente gratuito e 100% digital. O Nubank percebendo que poderia aumentar bastante a sua clientela, lançou o NuConta. Já o Bradesco, teve que se adaptar e lançou o Next, com diferentes faixas de preço, oferecendo isenção total de taxas em uma das modalidades.

Os bancos digitais estão ganhando cada vez mais espaço no mercado principalmente devido ao fato de não cobrar tarifas. Isso, sem dúvida está despertando muito interesse dos correntistas.

Portabilidade de salário

A possibilidade dos funcionários das empresas poderem solicitar a portabilidade do salário que recebe em um banco tradicional para um digital, fará, certamente, que as fintechs consigam ganhar ainda mais espaço no mercado financeiro.

Resolver problemas sem sair de casa

Até porque o público consumidor dessas fintechs, sem dúvida, não querem sair de casa ou do trabalho para resolver problemas. Esses problemas podem ser solucionados, obviamente, via smartphone. O tempo é cada vez mais precioso, o que faz os bancos digitais terem uma importância ainda maior em nossas vidas.

Atendimento online

Antigamente, o banco que tinha várias agências disponíveis para os clientes eram valorizados. No entanto, agora, o que mais importa é que o atendimento online seja rápido e eficaz. Além disso, o aplicativo precisa resolver todas as demandas necessárias do cliente.

Diminuição de custos

Por não precisar ter um local fixo para as agências, e consequentemente, menos funcionários para fazer operações diárias, os bancos digitais podem se dar ao luxo de não cobrar serviços como TEDs, anuidade, taxas, entre outros, de seus clientes.

Aumento da oferta de serviços

Os bancos digitais se aproveitam dos menores custos de operações e oferecem outros tipos de serviços. O Banco Inter, por exemplo, possibilita a geração de boleto totalmente gratuito. Ou seja, o cliente pode gerar o boleto, gratuitamente, seja para cobrar alguém ou para depositar um valor na conta.

Mais dados da pesquisa

A pesquisa de Tecnologia Bancária 2018, da Febraban, ainda informou que, no ano passado, foram 25,6 bilhões de transações via celular. Uma alta de 38% em relação a 2016. Já se compararmos a 2011, a participação do mobile no total das transações bancárias cresceu 3,5 vezes.

Esse resultado se deve pelo crescimento do pagamento de contas (+85%), transferências como DOC e TED (45%), contratação de crédito (141%) e investimentos (42%). E, por fim, é claro, muitas pessoas acabaram fazendo uma conta digital e começaram a organizar a vida financeira pelo celular.

Considerações Finais

Portanto, a grande adesão aos bancos digitais está forçando os bancos tradicionais a reverem seus conceitos, o que acarretará, cada vez mais, produtos digitais sendo lançados no mercado financeiro, seja de bancos digitais como dos grandes bancos do Brasil.

As fintechs estão realmente revolucionando a forma como as pessoas lidam com o dinheiro. Isso porque elas proporcionam, para o cliente, uma maior praticidade, agilidade e eficácia na gestão financeira. Consequentemente, se ganha tempo, economia e mais clientes satisfeitos.

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