Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bancos não estão mais fazendo transações DOC? Veja lista de instituições que deixaram de ofertar o serviço

Os bancos estão, aos poucos, deixando de oferecer transferências via DOC. Veja quais instituições já adotaram essa medida!

Diversos bancos já deixaram de oferecer transferências via Documento de Ordem de Crédito (DOC). A medida vale tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. No Itaú e no Santander, por exemplo, esse serviço já está desativado.

Dessa forma, até o dia 29 de fevereiro de 2024, todos as instituições financeiras devem deixar de oferecê-lo, de acordo com que informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Entenda mais sobre esse caso na sequência.

Bancos estão deixando de oferecer DOC

Além de Itaú e Santander, outras instituições financeiras já anunciaram que irão descontinuar a transferência via DOC. São eles a Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Bradesco. Assim, os clientes já receberam essa informação.

Duas pessoas segurando saquinhos de dinheiro, com a frase "O fim da transferência DOC" inscrita sobre a imagem.
Imagem: Watchara Ritjan / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Conforme a Febraban, 63,071 bilhões de operações aconteceram em 2022. Apenas 3,7% desse total foram DOCs, o que corresponde a 59 milhões. O número ficou atrás até dos cheques, que movimentaram 202,8 milhões de transações, por exemplo.

Veja também:

Fim do WhatsApp? Celulares vão perder o acesso ao aplicativo em outubro

Na sequência constam as operações via TED, com 1,01 bilhão; boleto, com 4 bilhões; e cartão de débito, com 15,6 bilhões. O segundo lugar ficou com o cartão de crédito, com 18,2 bilhões de transações, sendo que o grande campeão foi o Pix, movimentando 24 bilhões em 2022.

Confira quando os bancos encerrarão o serviço

O Itaú já encerrou as atividades do DOC, totalmente, desde janeiro deste ano. Em nota, o banco afirmou que desligou esse tipo de transação dos seus canais físicos e digitais desde o segundo semestre de 2022.

Ademais, o Santander encerrou o recurso no último dia 31 de agosto. Já a Caixa anunciou que vai seguir o cronograma da Febraban. Logo, o serviço fica disponível até 15 de janeiro de 2024 e a efetivação do seu fim será em 29 de fevereiro.

Por sua vez, o Banco do Brasil definiu que pessoas físicas podem fazer transferências ou agendamentos via DOC até 15 de outubro de 2023. Contudo, as pessoas jurídicas têm um prazo maior para isso, 15 de janeiro de 2024. O encerramento completo também se dará no último dia de fevereiro. Por fim, o Bradesco informou à CNN que também seguirá o cronograma proposto pela Febraban.

Imagem: Watchara Ritjan / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital