Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bares e restaurantes irão criar 100 mil vagas ainda em 2022

Segundo uma pesquisa divulgada pela Abrasel, neste segundo semestre 35% dos empresários do setor pretendem fazer contratações

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Segundo uma pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), neste segundo semestre, 35% dos empresários do setor pretendem fazer contratações.

De acordo com Paulo Solmucci, presidente da entidade, a previsão é que 100 mil novas vagas de trabalho sejam criadas, após um acumular 1 milhão de novas vagas nos últimos 12 meses.

Resultados

Em junho, os bares e restaurantes tiveram o melhor resultado de 2022, com 37% deles com lucro no mês, contra 35% em maio. Contudo, 26% ainda ficam no vermelho, contra 29% no mês anterior.

Dessa forma, com a redução da taxa de desemprego e a ampliação do valor do Auxílio Brasil, os bares e restaurantes esperam mais movimentação de dinheiro pelo Brasil e, assim, entrando no setor de alimentação.

“Mais gente empregada, as restrições felizmente acabaram. A inflação dos alimentos começou a refluir em junho. A gente começou a recuperar um pouquinho as margens. Vem aí o Auxílio Brasil de R$ 600 que impacta muito para o pequeno empresário do nosso setor, aquele da base da pirâmide. Acho que as notícias são positivas. E a Copa do Mundo, que sempre traz aquele astral melhor, mais gente na rua, o setor sempre se movimenta bastante na Copa do Mundo”, explicou à CNN.

Desafios

Entretanto, os dados mostram que 71% dos empresários não conseguem repassar o aumento de custos.

Ademais, 69% têm empréstimos contratados, sendo que desse total 27% estão com parcelas em atraso. Entre os proprietários que contrataram crédito pelo Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), o índice de inadimplência cai para 15%.

“Nós ainda estamos com seis em cada dez empresas operando sem lucro, um quarto delas no prejuízo. Essas empresas não conseguem pagar as dívidas acumuladas na pandemia. Nós estamos com mais de 60% das empresas com dívidas atrasadas com impostos, com banco, aluguel. Vida dura, ainda que com sinais de melhora”, declarou Solmucci.

Na quinta-feira (4), o Senado aprovou uma medida provisória que libera o saque do dinheiro do auxílio-alimentação após 60 dias, o que não agradou ao setor, pois há uma estimativa de R$ 5 bilhões de prejuízo caso ela seja aprovada.

Todavia, o governo federal já sinalizou que deve vetar a possibilidade.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: MAD_Production / Shutterstock.com