Seu Crédito Digital
Seu Crédito Digital

MP, Defensoria PĂșblica e BB fecham acordo para que servidores nĂŁo sejam negativados no SPC e Serasa

MP, Defensoria PĂșblica e BB fecham acordo para os que servidores nĂŁo sejam negativados no SPC e Serasa. Na Ășltima quinta-feira (16), um TAC foi assinado...

Luiz Felipe KesslerPor Luiz Felipe Kessler⏱ 3 min de leitura
servidores nĂŁo sejam negativados

MP, Defensoria PĂșblica e BB fecham acordo para que os servidores nĂŁo sejam negativados no SPC e Serasa. Na Ășltima quinta-feira (16), um Termo de Ajustamento de Consuta (TAC) foi assinado entre o MinistĂ©rio PĂșblico do RIO (MPRJ), a Defensoria PĂșblica do Rio e o Banco do Brasil. O acordo trata de que os servidores estaduais do RJ nĂŁo tenham o nome negativado por emprĂ©stimo descontado em folha nĂŁo repassado do governo para a instituição financeira.

Leia também:

Nubank deixa escapar que pode lançar trĂȘs novos produtos em breve.

Projeto de lei permite saque do FGTS para pagamento de IPVA, IPTU e imposto de renda.

MPRJ, Defensoria PĂșblica e BB fecham acordo para que servidores nĂŁo sejam negativados no SPC e Serasa

AlĂ©m disso, o acordo determina que o BB cobre da administração pĂșblica os valores que nĂŁo foram repassados e devolva ao servidor, em dobro, o que foi descontado pelo governo e o banco.

A ação civil foi protocolada em 2017, na época em que os servidores e pensionistas do estado estavam recebendo salårios atrasados e de forma parcelada.

Dupla cobrança é pråtica abusiva

A dupla cobrança ao servidor Ă© considerada uma prĂĄtica abusiva. Por isso, em 2017, o MinistĂ©rio PĂșblico do Rio e a Defensoria PĂșblica moveram açÔes civis pĂșblicas contra 26 bancos. No mesmo ano, a legislação estadual tambĂ©m proibiu essa prĂĄtica.

MPRJ pede para BB não exigir o valor do empréstimo consignado

O MPJR, além disso, pediu ao Banco do Brasil, que não exija do servidor o valor do empréstimo consignado quando se comprovasse que o valor não repassado foi devidamente descontado da remuneração.

MP, Defensoria PĂșblica e BB fecham acordo para que os servidores nĂŁo sejam negativados no SPC e Serasa

Ademais, foi pedido tambĂ©m que os nomes das pessoas “nĂŁo fossem incluĂ­dos em cadastros restritivos, sob a alegação de que, em razĂŁo do atraso no pagamento do servidor pĂșblico estadual e da crise que assola as contas do Estado, ocorreu o atraso ou a falta de repasse das parcelas (sem culpa do consumidor)”, diz a nota.

De acordo com o MPRJ e a Defensoria PĂșblica, o banco negativava o nome do servidor ou ainda entrava na sua conta para cobrar o crĂ©dito.

Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.

+311 mil seguidores

Seguir no Google

BB pagarå multa de R$ 10 mil caso descumpra as obrigaçÔes

“Pelo TAC celebrado, o Banco do Brasil compromete-se ao pagamento de multa no valor de R$ 10 mil, por contrato e a ser revertido na conta de cada consumidor, caso descumpra as obrigaçÔes”, afirma o acordo.

O Banco do Brasil, no entanto, informou que, antes da assinatura do TAC, jå cumpria os requisitos previstos. Além disso, a instituição financeira declarou que não houve servidores incluídos no cadastro restritivo. E afirmou que não hå valor cobrado indevido para que seja devolvido ao servidor.

Enfim, gostou da notĂ­cia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartÔes de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Fonte: Extra.

Luiz Felipe Kessler

Autor

Luiz Felipe Kessler

Entusiasta de fintechs e tudo o que a tecnologia proporciona de facilidades em nossas vidas. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Topicos relacionados