Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BC comunica novo vazamento no Pix com exposição de dados de quase 40 mil chaves

Novo vazamento no Pix expõe dados de quase 40 mil chaves. Banco Central investiga o caso e alerta sobre cuidados na utilização do sistema

O Banco Central (BC) confirmou o sexto vazamento de dados do Pix em 2024, com a exposição de informações de quase 40 mil chaves de segurança. O incidente, que ocorreu em julho, levanta preocupações sobre a segurança do sistema de pagamentos instantâneos e reforça a necessidade de medidas para proteger os usuários.

Desta vez, as chaves foram comprometidas sob a custódia da 99Pay Instituição de Pagamento S.A. Dados cadastrais, embora não incluam senhas ou saldos financeiros, são informações sensíveis que, quando expostas, podem aumentar o risco de fraudes e outros crimes cibernéticos. Veja mais detalhes!

Vazamento no Pix

Portanto, o recente comunicado do BC detalha que o vazamento afetou aproximadamente 39.088 chaves Pix. Contudo, é importante destacar que, apesar da gravidade, não houve exposição de dados que permitissem movimentações financeiras diretas ou acesso a saldos de contas. 

Entre os dias 26 de junho e 2 de julho, os titulares das chaves comprometidas deveriam receber notificações sobre o ocorrido através do aplicativo ou internet banking das instituições responsáveis.

Diante deste cenário, o BC está adotando todas as ações necessárias para elucidar os detalhes e as falhas que culminaram neste vazamento. Assim, haverá a aplicação da regulamentação vigente , e as sanções correspondentes estão sendo preparadas.

Mão tocando tela de celular que mostra logo do Pix em ambiente pouco iluminado.
Imagem: rafapress/shutterstock.com

O que os usuários devem fazer

Diante disso, os usuários afetados receberão informações sobre o vazamento dos dados da chave Pix diretamente pelas plataformas das instituições bancárias. Além disso, é recomendável que todos os usuários monitorem suas contas e quaisquer comunicações de suas instituições financeiras.

Veja também:

INSS muda regras para prorrogar auxílio-doença; confira

Adicionalmente, pode ser aconselhável revisar as permissões de segurança e mudar senhas como medida de precaução. Enfim, tanto usuários quanto instituições precisam estar alertas e preparados para agir rapidamente, a fim de proteger suas informações e manter o sistema Pix, que é um meio de pagamento revolucionário, seguro e confiável.

Posicionamento da 99Pay sobre o vazamento

“A 99Pay informa que, lamentavelmente, dados associados a um número reduzido de chaves Pix foram indevidamente acessados em um incidente recente de segurança, já sanado. Não foi exposto nenhum dado sensível, como senhas, informações de transações, saldos financeiros ou qualquer outra informação sigilosa bancária, não acarretando, portanto, em perdas financeiras de qualquer tipo.

A empresa já contatou seus usuários afetados, que representam cerca de 0,0003% de sua base, para oferecer esclarecimentos e apoio. As demais pessoas que tiveram seus dados acessados, devido ao incidente, serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo, email ou pelo internet banking da sua própria instituição financeira.

A 99Pay reforça seu compromisso com a segurança, a privacidade de dados e o combate às fraudes digitais como prioridade em todas as operações. Seus canais oficiais de atendimento seguem à disposição para responder dúvidas e orientar os usuários da melhor forma possível.”

Imagem: rafapress/shutterstock.com