Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Beneficiários do Bolsa Família possuem direito a diversos medicamentos DE GRAÇA; veja quais são

Muitos beneficiários do Bolsa Família tem direito a medicamentos de graça, mas não sabem; veja a lista dos remédios.

Os beneficiários do programa Bolsa Família podem contar com acesso gratuito a uma variedade de medicamentos em redes de farmácias em todo o país, e isso graças ao Programa Farmácia Popular do Brasil. 

Este programa tem o objetivo de atender os segurados em situação de vulnerabilidade social e na linha de pobreza. Nesse sentido, estão disponibilizando de maneira totalmente gratuita 40 medicamentos essenciais. Por isso, há medicamentos de graça no Bolsa Família.

Portanto, a iniciativa quer facilitar o acesso dos beneficiários a remédios de uso comum, promovendo o bem-estar e a saúde dessa parcela da população. Ademais, anteriormente, alguns desses medicamentos eram oferecidos a preços mais acessíveis, mas a partir deste ano, passaram a ser disponibilizados gratuitamente. 

Quais remédios os beneficiários do Bolsa Família conseguem de graça?

Celular com o aplicativo do bolsa família na tela inicial.

Essa medida busca beneficiar ainda mais aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade, permitindo que eles economizem e gerenciem melhor suas finanças. Com essa mudança, os beneficiários do Bolsa Família têm mais recursos disponíveis para atender a outras necessidades básicas, como alimentação, serviços essenciais e moradia.

Os medicamentos abrangem diversas áreas de saúde, incluindo tratamentos para asma, diabetes, hipertensão, anticoncepcionais, colesterol alto, Parkinson, glaucoma, incontinência, osteoporose, rinite e diabetes tipo 2 com doença cardiovascular. 

Alguns remédios:

  • Diabetes – Cloridrato de metformina, glibenclamida, insulina humana;
  • Asma – Brometo de ipratrópio, diproprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol;
  • Anticoncepcionais– Etinilestradiol + levonorgestrel, acetato de medroxiprogesterona, noretisterona, enantato de noretisterona + valerato de estradiol;
  • Hipertensão – Atenolol, hidroclorotiazida, maleato de enalapril, furosemida e outros;
  • Doença de Parkinson – Cloridrato de benserazida + levodopa, levodopa +carbidopa.

O Programa Farmácia Popular do Brasil não se limita apenas ao aspecto socioassistencial, mas também se conecta com outras políticas governamentais, como educação e saúde. A secretária do Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destaca a importância do Bolsa Família como um instrumento essencial que vai além do suporte financeiro.

Veja também:

AUMENTO do salário mínimo: confira os impactos nos benefícios do governo

Isso porque ele está promovendo o bem-estar e contribuindo para a melhoria da saúde dos beneficiários. Essa iniciativa reforça o compromisso do governo em garantir que todos os cidadãos tenham acesso a serviços de saúde fundamentais, independentemente de sua condição socioeconômica.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com