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Quais beneficiários do INSS terão salários prorrogados automaticamente durante a quarentena?

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A Portaria 522, que autoriza a ampliação da validade do benefício auxílio-doença, foi publicada no dia 29 de abril, e já está em vigor. Com isso, beneficiários do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social, terão os seus benefícios prorrogados automaticamente pelo órgão. Saiba quais critérios serão levados em consideração, e se você tem direito.

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Quais beneficiários do INSS terão salários prorrogados automaticamente durante a quarentena?

Primeiramente, para que você tenha direito a ter seu benefício prorrogado automaticamente pelo órgão, é preciso ter conhecimento sobre o limite de pedidos de prorrogação que você já realizou. O INSS vai considerar o limite máximo de pedidos de prorrogação de até seis requerimentos, que ao serem efetivados vão gerar a prorrogação automática, sem a necessidade de perícia.

Essa regra vai permanecer enquanto o atendimento presencial esteja suspenso nas agências do INSS. Para solicitar a sua prorrogação do benefício, é possível utilizar o Portal Meu INSS e ligar para a central 135. Lembre-se que o requerimento deve ser feito durante o período de 15 dias antes do auxílio terminar.

“Para que a prorrogação seja feita, sempre será necessário o pedido do segurado, quando o requerente entender que ainda continua incapaz, lembrando sempre do limite estabelecido pela Portaria”, informou o INSS.

Anteriormente, o INSS já havia assegurado a concessão ou a renovação automática do benefício a quem tinha uma perícia médica agendada e que não pôde realizá-la em virtude do fechamento das agências.

Como funciona o Meu INSS

O Meu INSS é liberado para o uso de beneficiários do INSS. Ao acessar o site, o trabalhador pode consultar as principais informações sobre a sua vida, como o tempo que contribuiu para o INSS, emitir extratos, calcular tempo de aposentadoria, entre outras funcionalidades.

Caso o usuário ainda não tenha se cadastrado no Meu INSS, é necessário acessar o site acesso.gov.br e se inscrever. A iniciativa do Governo Federal foi a de unificar os logins, portais e sites institucionais para facilitar a vida do cidadão que procura os serviços públicos na internet.

Como solicitar a prorrogação do auxílio-doença

Após se cadastrar na plataforma, o segurado deverá clicar em “Entrar”. Uma tela do portal gov.br se abrirá para informar o CPF e a senha. Depois disso, basta clicar em “Agenda perícia”. Uma segunda tela se abrirá, o segurado deverá escolher a opção “Perícia de prorrogação” e apertar “Selecionar”, mesmo que o exame não venha a ser realizado. Em seguida, deverá confirmar os seus dados.

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Imagem: ettore chiereguini via shutterstock

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