Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Benefício inédito para titulares do BPC: confira como funciona

Um novo benefício passará a ser disponibilizado para os contemplados pelo BPC. Quer saber qual? Então clique aqui e confira!

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vem com uma novidade: a isenção do pagamento de parcelas do financiamento imobiliário para famílias inseridas no programa Minha Casa, Minha Vida.

O objetivo é fazer a quitação integral do financiamento imobiliário para beneficiários do BPC, excluindo a necessidade de efetuar novos pagamentos. A Caixa Econômica Federal será responsável por regularizar a quitação do imóvel, além de fornecer o título de posse e outros documentos necessários para finalizar o processo.

O BPC é um benefício do INSS para pessoas que cumprem determinados requisitos. Ele pode ser consultado através do site ou aplicativo ‘Meu INSS, que está disponível para Android e iOS.

BPC: como solicitar o benefício?

Imagem com fundo amarelo e escrita BPC em evidência.
Imagem: Reprodução / BPC
  1. Para solicitar o BPC, basta acessar um dos canais e clicar em ‘Novo pedido’;
  2. Feito isso, é necessário procurar por ‘Benefício assistencial’ e seguir as instruções;
  3. Em seguida, os beneficiários podem consultar o status do seu benefício também através do ‘Meu INSS’.

A plataforma permite acompanhar o progresso das solicitações, agendar avaliações médicas e enviar e receber documentos. A consulta do benefício também pode ser realizada por telefone, ligando gratuitamente para a Central 135, ou pelo site da previdência, informando o número do CPF. 

Saiba quem tem direito

O BPC é um benefício do INSS para pessoas que cumprem determinados requisitos:

  • Para idosos, a idade mínima de 65 anos;
  • Renda familiar inferior a ¼ do salário mínimo;
  • Por fim, para pessoas com deficiência, a prova de incapacidade para a vida independente e para o trabalho, além da renda familiar também inferior a ¼ do salário mínimo.

Portanto, a idade e a renda familiar são fatores essenciais para o recebimento do BPC. Vale a pena lembrar que este benefício não é uma aposentadoria, pois não é necessário que o beneficiário tenha contribuído para o INSS para recebê-lo.

Veja também:

MEI: Lula SURPREENDE microempreendedores com pacote de benefícios

O BPC também difere de outros benefícios previdenciários, pois não paga o 13º salário e dispensa a pensão por morte.

Imagem: Vergani Fotografia / shutterstock.com