Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday: como estornar uma compra no cartão de crédito?

Finalmente chegamos na Black Friday, e neste momento você deve estar à procura das ofertas mais interessantes. Entretanto, você pode cometer algum erro na hora da compra ou ainda desistiu logo após compensar o pagamento no cartão. E agora, o que fazer nestes casos? Afinal, como estornar uma compra no cartão de crédito? Tire as suas dúvidas aqui neste post.

Leia também:

Site Reclame AQUI teve 5,6 mil reclamações na Black Friday

Black Friday: como estornar uma compra no cartão de crédito?

Entre em contato com o lojista

Primeiramente, se você fez uma compra e no mesmo dia resolveu cancelar, é preciso entrar em contato diretamente com o lojista. O bom é que muitas lojas oferecem a opção de cancelamento pelo site, como o Submarino, Lojas Americanas, e o Mercado Livre reportando um problema, por exemplo.

Nestes casos, é importante também solicitar um documento ou protocolo que comprove de fato que o estorno foi realizado. Caso o estabelecimento se negue a proceder com o estorno, você deve solicitar diretamente com a administradora do cartão.

Solicite o estorno para a administradora do cartão de crédito

O problema está no tipo de cartão de crédito que você utiliza. Se usar um cartão antigo, de um dos bancos tradicionais, pode acontecer de demorar até duas faturas para que você tenha de fato essa questão solucionada. Já aconteceu comigo, que precisei esperar pela próxima fatura no Banco Bradesco, perdendo o limite correspondente enquanto isso.

Por outro lado, os cartões das Fintechs resolvem de imediato. Se você for cliente do Nubank, Banco Inter ou Neon por exemplo, basta falar no chat com um dos atendentes que eles normalmente conseguem resolver.

Confira logo a seguir algumas possibilidades de pedir a devolução do valor de uma compra:

  • Erro na hora do pagamento: se ao efetivar a compra, você pagou um valor diferente do anunciado e não percebeu na hora de digitar a senha, pode solicitar o estorno.
  • Desistência da compra online: você tem até 7 dias depois de receber o produto para se pronunciar contra a compra. Contudo, estornar uma compra no cartão de crédito só é possível depois que o produto chegar. Não há a possibilidade enquanto não for expedido.
  • Erro na compra online: entre em contato com a loja se algum erro ocorrer com seu pagamento online, como o preço diferente do acordado ou anunciado.
  • Compra indevida: se você não reconhecer uma compra realizada no seu cartão de crédito, ligue URGENTE para a administradora de seu cartão de crédito, ou fale pelo chat em caso de cartões das Fintechs.

Por fim, é preciso ter bastante cautela ao comprar na Black Friday. Jamais se atire na primeira oferta que aparecer, pense sempre duas vezes. Tenha cuidado também com as excessivas ofertas para não cair em nenhuma roubada, ou ainda se endividar logo no final do ano. Boas compras!

Gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe nossas notícias e artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.