Black Friday: confira os principais problemas das edições passadas
76% dos consumidores afirmaram que sempre tiveram um bom atendimento na Black Friday, mas há alguns relatos de problemas. Veja!
Nesta sexta-feira (24), acontece o evento mais aguardado pelo setor varejista no Brasil e seus consumidores: a Black Friday, que promete oferecer descontos especiais na ocasião. Diante disso, a Spark, juntamente com a MindMiners, realizaram o estudo original “A Black além da Black”, trazendo um panorama sobre o evento comercial.
Dessa forma, o levantamento indica que 32% dos consumidores já estão planejando os produtos que querem comprar na Black Friday. Ainda, 26%, embora não esteja planejando, pretende comprar alguma coisa no evento comercial. Veja mais detalhes do estudo original!
Principais problemas da Black Friday
De modo geral, 76% dos consumidores afirmaram que sempre tiveram um bom atendimento em suas compras na Black Friday. Contudo, foram relatados alguns problemas no evento comercial em edições passadas. Confira:
- 28% já tiveram problemas com prazos de recebimento;
- 23% afirmaram que o produto não condizia com aquilo que tinha sido anunciado;
- 20% foram mal atendidos por suportes ao consumidor;
- 17% enfrentaram problemas para trocar produtos;
- 17% tiveram problemas para ter acesso ao reembolso;
- 16% receberam produtos com defeito ou quebrados;
- 11% afirmaram que compraram produtos que nunca chegaram.
Veja também: Inadimplência entre clientes do Nubank avança, mas fica abaixo do patamar registrado pelo mercado
Por que não compra online
Por fim, a pesquisa também aponta que 45% dos consumidores pretendem fazer suas compras da Black Friday online. No entanto, 18% pretendem comprar apenas em lojas físicas, devido aos seguintes motivos:
- Gosta de ver o produto pessoalmente antes de comprar: 62%;
- Tem medo de golpes: 28%;
- Frete caro: 25%;
- Longo prazo de entrega: 22%;
- Consegue descontos melhores em lojas físicas: 17%;
- Não gosta de fazer pagamento virtuais: 12%;
- Outros: 1%.
Assim, 87% dos consumidores em geral acreditam que o frete deveria ser mais barato durante a Black Friday ou até mesmo grátis. Além disso, 67% desejam que o prazo de entrega fosse mais rápido.
Imagem: fizkes / shutterstock.com