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Black Friday: confira os principais problemas das edições passadas

76% dos consumidores afirmaram que sempre tiveram um bom atendimento na Black Friday, mas há alguns relatos de problemas. Veja!

Nesta sexta-feira (24), acontece o evento mais aguardado pelo setor varejista no Brasil e seus consumidores: a Black Friday, que promete oferecer descontos especiais na ocasião. Diante disso, a Spark, juntamente com a MindMiners, realizaram o estudo original “A Black além da Black”, trazendo um panorama sobre o evento comercial.

Dessa forma, o levantamento indica que 32% dos consumidores já estão planejando os produtos que querem comprar na Black Friday. Ainda, 26%, embora não esteja planejando, pretende comprar alguma coisa no evento comercial. Veja mais detalhes do estudo original!

Principais problemas da Black Friday

De modo geral, 76% dos consumidores afirmaram que sempre tiveram um bom atendimento em suas compras na Black Friday. Contudo, foram relatados alguns problemas no evento comercial em edições passadas. Confira:

  • 28% já tiveram problemas com prazos de recebimento;
  • 23% afirmaram que o produto não condizia com aquilo que tinha sido anunciado;
  • 20% foram mal atendidos por suportes ao consumidor;
  • 17% enfrentaram problemas para trocar produtos;
  • 17% tiveram problemas para ter acesso ao reembolso;
  • 16% receberam produtos com defeito ou quebrados;
  • 11% afirmaram que compraram produtos que nunca chegaram.

Veja também: Inadimplência entre clientes do Nubank avança, mas fica abaixo do patamar registrado pelo mercado

Mulher insatisfeita com um cartão na mão na frente da tela do computador
Imagem: fizkes / shutterstock.com

Por que não compra online

Por fim, a pesquisa também aponta que 45% dos consumidores pretendem fazer suas compras da Black Friday online. No entanto, 18% pretendem comprar apenas em lojas físicas, devido aos seguintes motivos:

  • Gosta de ver o produto pessoalmente antes de comprar: 62%;
  • Tem medo de golpes: 28%;
  • Frete caro: 25%;
  • Longo prazo de entrega: 22%;
  • Consegue descontos melhores em lojas físicas: 17%;
  • Não gosta de fazer pagamento virtuais: 12%;
  • Outros: 1%.

Assim, 87% dos consumidores em geral acreditam que o frete deveria ser mais barato durante a Black Friday ou até mesmo grátis. Além disso, 67% desejam que o prazo de entrega fosse mais rápido.

Imagem: fizkes / shutterstock.com