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Black Friday deve movimentar mais de R$ 5 BILHÕES no Brasil

A Black Friday no Brasil pode alcançar mais de R$ 5 bilhões em faturamento neste ano. Entenda os motivos por aqui!

O mês de novembro é um dos mais aguardados pelos consumidores e pelo varejo. Isso acontece porque esse período reserva um importante evento no Brasil e no mundo: a Black Friday. Dessa forma, lojas e instituições financeiras, por exemplo, disponibilizam diversas condições especiais para os clientes na aquisição de produtos.

Ainda, um levantamento avaliou que o comércio brasileiro deve faturar mais de R$ 5 bilhões com a Black Friday deste ano. Saiba mais sobre esse levantamento e as demais informações na sequência.

Black Friday pode faturar valores bilionários no Brasil

Na imagem, mulher com sacola escrito "Black Friday".
Imagem: Feelimage / shutterstock.com

Segundo um levantamento da Precifica, companhia especializada em análise de preços, a expectativa é de que o varejo brasileiro tenha um faturamento de R$ 5,1 bilhões na Black Friday de 2023. Logo, o valor se aproximaria do recorde de 2021, que foi de R$ 5,8 bilhões.

A confiança dos consumidores na Black Friday deste ano no Brasil é um dos fatores que contribuem para a previsão de um alto faturamento. Nos últimos 10 anos, essa confiança é a mais elevada da série histórica, segundo a pesquisa.

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Os analistas também afirmam que determinados recortes de idade e gênero são mais confiantes em relação à Black Friday do que outros. Esse, por exemplo, é o caso das mulheres e daqueles que têm até 35 anos. Esse grupo representou 74% das vendas no último ano.

O que diz a Precifica?

Segundo o diretor-executivo da empresa especialista em análise de preços, Ricardo Ramos, um dos fatores-chave para o aumento do faturamento na Black Friday no Brasil é a redução da inflação observada neste ano.

Ainda, disse que, comparando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) trimestre a trimestre, a conclusão da Precifica é de que haverá mais espaço na renda das pessoas para fazer gastos no final do ano.

Porém, Ramos indica que setores como educação, habitação e saúde podem influenciar na redução do valor médio gasto dos brasileiros nesta Black Friday. Ele explica que a resiliência da inflação nesses setores pode causar esse efeito.

Imagem: Feelimage / shutterstock.com