Sites e aplicativos lideram intenção de compra dos consumidores nesta Black Friday
Nova pesquisa mostra intenção e a expectativa dos consumidores brasileiros para a Black Friday deste ano. Saiba mais!
Atualmente, cada vez mais as lojas físicas passam a oferecer um canal de atendimento por meio da internet, seja um site, um aplicativo ou até mesmo as redes sociais. Em muitos casos, inclusive, as varejistas só operam no ambiente digital. Sendo assim, o cenário é bastante positivo para as empresas, especialmente na Black Friday.
De acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma Wake em parceria com a Opinion Box, os sites e os aplicativos lideram a lista de intenção de compra dos consumidores durante o período de promoções. Vale lembrar ainda que, com o início do mês de novembro, muitas lojas virtuais já começaram a anunciar descontos.
Assim, neste ano, 75% dos consumidores alegaram que pretendem realizar compras na Black Friday, e a preferência será dada para itens de necessidades e depois de desejos pessoais. Ainda, para mais da metade dos entrevistados, o preço baixo é o fator de maior relevância na hora das compras. É o que aponta o levantamento recente. Confira a seguir.
Veja também:
INSS anuncia novidades no processo de perícia médica
Canais de compra na Black Friday
Conforme aponta o estudo, os consumidores devem buscar os seguintes canais para as compras na Black Friday:
- Sites: 63%;
- Marketplaces: 52%;
- Aplicativos: 48%;
- Loja física: 33%;
- Instagram: 11%.
Nesse sentido, WhatsApp (8%), Live Commerce (7%) e Facebook (4%) registraram os menores percentuais. Por fim, apenas 2% ainda não decidiram quais serão os meios usados.

Produtos mais buscados no período de promoções
No que se refere às categorias que devem ser mais buscadas pelos brasileiros nesta Black Friday, o cenário é o seguinte:
- Eletrodomésticos e Eletroportáteis: 45%;
- Eletrônicos e Informática: 41%;
- Moda e Acessórios: 34%;
- Beleza e Cosméticos: 33%;
- Casa e Decoração: 29%;
- Supermercado: 24%.
Entre as opções destacadas pela pesquisa, as categorias com menor intenção de compra dos brasileiros são: Clube de Assinaturas (7%), Produtos Artesanais (6%) e Joias (5%). Ademais, para a pesquisa, a empresa ouviu 1100 consumidores, sendo 51% do sexo feminino e 49% do sexo masculino, residentes de todas as regiões do país e com diferentes faixas etárias.
Imagem: marcelokimura / shutterstock.com