Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bloqueio do INSS: lista de motivos é atualizada, fique atento!

A lista de motivos para o bloqueio dos benefícios do INSS foi atualizada. Quer saber mais informações? Então clique aqui e confira!

A lista de motivos que pode causar o bloqueio dos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi atualizada. Situações como a falta de atualização cadastral e inconsistências nos dados cadastrais são fatores consideráveis para a instituição. Além disso, a ausência de comprovação de vida e falhas nas revisões periódicas têm relevância para o instituto interromper o pagamento.

Beneficiários do INSS precisam estar atentos às exigências da entidade. Por isso, devem manter seus dados cadastrais sempre atualizados, responder prontamente às solicitações de revisões e comparecer às perícias médicas quando exigido.

Caso os benefícios sofram bloqueio por qualquer motivo, o beneficiário deve primeiro identificar a causa e, a partir daí, buscar a regularização da situação.

Bloqueio de aposentadoria do INSS: confira a lista atualizada

Fachada da Previdência Social do INSS
Imagem: SERGIO V S RANGEL / Shutterstock.com

O INSS oferece diversos tipos de aposentadorias e benefícios previdenciários, cada um deles com suas regras e requisitos próprios. No entanto, qualquer beneficiário pode ter seus valores bloqueados. No entanto, isso só acontece em alguns casos. Confira as possíveis razões logo a seguir:

  • Quando o beneficiário é detido e foge da prisão;
  • Quando o beneficiário retorna ao trabalho antes do final do período de licença-maternidade;
  • Quando o beneficiário não fornece a documentação necessária para a continuidade do benefício;
  • Quando o beneficiário não atualiza o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.

Calendário de Pagamentos do INSS

O INSS possui um calendário próprio para o pagamento dos benefícios. Ele varia de acordo com o valor recebido pelo beneficiário e com o número final do benefício, desconsiderando-se o dígito. Para o mês de fevereiro de 2023, por exemplo, os pagamentos para benefícios finais 1 e 6, de até um salário mínimo, têm início no dia 23 de fevereiro.

Para os benefícios de valores acima de um salário mínimo, os pagamentos começam a acontecer a partir do dia 1º de março, para aqueles de números finais 1 e 6.

Veja também:

Pessoas com câncer têm direito a benefícios do INSS?

A consulta do extrato de pagamentos e a verificação das datas podem ocorrer pelo site Meu INSS ou pelo aplicativo do INSS, disponível para iOS e Android, utilizando o login único da conta Gov.br.

Imagem: rafapress / shutterstock.com