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Bloqueio e cancelamento de cartão no Nubank: veja a diferença

Descubra as diferenças cruciais entre o bloqueio e o cancelamento do cartão no Nubank. Saiba quando e como realizar cada uma das ações!

Embora ambos os termos possam parecer o mesmo para muitos clientes, bloquear e cancelar o cartão Nubank são operações distintas e tem repercussões diferentes.

Portanto, compreender essas diferenças é fundamental para gerir adequadamente seu cartão de crédito e sua saúde financeira.

O bloqueio do cartão Nubank

Celular com aplicativo do Nubank aberto e cartão roxinho sobre uma mesa
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Quando falamos sobre o bloqueio do cartão Nubank, estamos nos referindo a uma medida temporária de segurança. Comumente, os usuários optam por essa ação quando não localizam o cartão físico temporariamente, temendo assim o uso indevido do mesmo por terceiros ou suspeitando de alguma transação não autorizada na fatura.

Após solicitar o bloqueio, todas as compras feitas com o cartão são, automaticamente, repelidas pelo sistema da instituição financeira.

E o cancelamento do cartão Nubank?

Por outro lado, cancelar o cartão Nubank tem um caráter definitivo. A operação é solicitada pelo cliente quando este não tem mais o interesse em manter o vínculo com a instituição financeira ou quando deseja, por exemplo, substituir seu cartão físico por perda, roubo ou porque está danificado.

A saber, após o cancelamento, todas as funcionalidades do cartão param de funcionar e o vínculo do cliente com a instituição financeira se encerra.

Em quais situações esses casos podem acontecer?

O bloqueio do cartão Nubank geralmente ocorre quando o cliente percebe operações duvidosas na fatura do cartão. Ele também pode ocorrer se o usuário perde o cartão e deseja prevenir qualquer atividade indevida enquanto procura.

Já o cancelamento geralmente ocorre quando o cliente decide encerrar seu vínculo com a empresa, ou quando encontra uma opção mais atraente em outra instituição.

É interessante ressaltar que os procedimentos para bloqueio e cancelamento do cartão poderão ser feitos diretamente no aplicativo do banco digital (disponível para Android e iOS), além do fato de que os especialistas do time cliente do Nubank estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias do ano para lhe auxiliar nesses processos.

O impacto de bloquear ou cancelar o cartão Nubank

Bloquear ou cancelar o cartão Nubank pode ter consequências diferentes dependendo do caso. Por exemplo, depois de cancelar o cartão, o cliente precisará liquidar eventuais valores pendentes associados àquele cartão. Caso deseje voltar a ter o cartão, terá que solicitar um novo, passando pelo processo de aprovação novamente.

Lembre-se que a decisão de bloquear ou cancelar um cartão de crédito deve ser pensada com cautela. Por isso, caso precise realizar um desses procedimentos com o cartão Nubank, a sugestão é entrar em contato com a equipe de atendimento ao cliente para tirar dúvidas.

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Portanto, agora que as diferenças e implicações entre bloquear e cancelar o cartão Nubank estão claras, faz-se necessário enfatizar a importância de uma gestão financeira consciente. Lembre-se sempre que o controle e o conhecimento sobre as funcionalidades do cartão são essenciais para um bom planejamento financeiro.

Imagem: rafapress / shutterstock.com