Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: 14 milhões de beneficiários têm dados atualizados; entenda

O processo de Revisão Cadastral do Bolsa Família entrou em uma nova etapa. Saiba mais sobre como esse procedimento ocorre!

Na última quarta-feira (11), o processo de Revisão Cadastral dos programas sociais do governo federal, como o Bolsa Família, entrou em uma nova etapa. Assim, por meio da integração entre o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), houve a localização dos dados sobre a renda de cerca de 14 milhões de famílias.

A Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), realiza o processo. Confira mais detalhes sobre o procedimento!

Para que serve a integração do CNIS e do CadÚnico

De acordo com Wellington Dias (PT), ministro do MDS, a integração do CNIS e do CadÚnico possibilita o cumprimento da Emenda Constitucional, que prevê a necessidade de integração de bases de dados para aperfeiçoar a transparência das políticas públicas.

Veja também:

Afinal, quais são os critérios de isenção do Minha Casa, Minha Vida?

Além disso, a integração dos dados permite maior agilidade na análise dos requisitos de acesso e a manutenção de programas sociais. E, assim, garante que os benefícios sociais cheguem às famílias que realmente necessitem de ajuda financeira do governo federal. Dessa forma, a averiguação cadastral de renda é feita com maior precisão.

Celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site do programa aberto.
Imagem: Sidney de Almeida/shutterstock.com

Bolsa Família – Outubro

Na próxima quarta-feira (18), tem início o cronograma de repasses do Bolsa Família referente ao mês de outubro, quando cerca de 21 milhões de famílias que integram o programa social passarão a receber pelo menos R$ 600,00 por meio do Caixa Tem (disponível para Android e iOS).

Assim, a realização dos repasses do benefício ocorrerá de acordo com último dígito do Número de Inscrição Social (NIS) do beneficiário titular. Confira:

Último dígito do NISData do Pagamento
118 de outubro
219 de outubro
320 de outubro
423 de outubro
524 de outubro
625 de outubro
726 de setembro
827 de outubro
930 de outubro
031 de outubro
Fonte: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com