Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: não ir ao médico pode bloquear benefício; entenda

Entenda as condicionalidades do Bolsa Família em Saúde e garanta seu benefício. Acompanhamento médico essencial para 2024!

Desde seu relançamento pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Bolsa Família tem enfatizado a necessidade de cumprir as condicionalidades impostas nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Assim, a reabilitação desses requisitos é essencial para o recebimento do benefício.

Dessa forma, para o ciclo de janeiro a junho de 2024, as condicionalidades de saúde já estão em vigência, com prazos específicos para a comprovação dos cuidados necessários. Assim, estas diretrizes não só promovem uma maior qualidade de vida aos envolvidos, mas também garantem que os auxílios serão utilizados da forma mais eficaz possível.

Condicionalidades do Bolsa Família

Portanto, as condicionalidades do Bolsa Família funcionam como uma espécie de contrapartida do programa social. Assim, ao cumprir as condicionalidades, os beneficiários têm direito ao pagamento do benefício, caso contrário, os repasses não ocorrem. Dessa forma, confira quais são as condicionalidades atualmente:

Educação

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos, que não tenham concluído a educação básica: frequência escolar mínima de 75%.

Saúde

  • Gestantes: realizar acompanhamento pré-natal;
  • Crianças menores de 7 anos: fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura);
  • Toda família: cumprir o calendário nacional de vacinação.
Cartão do bolsa família em cima de várias notas de R$ 100
Imagem: rafapress / shutterstock.com

Como cumprir as condicionalidades de saúde

Assim, a aderência às condicionalidades de saúde é simples e pode ser realizada em qualquer posto de saúde da rede municipal. Para o atendimento, os beneficiários devem apresentar o cartão do Bolsa Família, documento de identificação com foto, caderneta da gestante (para grávidas) e o cartão de vacinação das crianças.

Veja também:

iPhone 14 por R$ 1.700? Veja como participar do leilão da Receita Federal

Dessa forma, essas medidas são projetadas para assegurar que as famílias em situação de vulnerabilidade recebam não apenas assistência financeira, mas também suporte integral à saúde. Então, aderir às condicionalidades não apenas garante a continuidade do suporte financeiro, mas também contribui para o desenvolvimento saudável das famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Imagem: rafapress / shutterstock.com