Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro pode ser expulso do Estados Unidos

Na Flórida desde o último dia 30, Bolsonaro deixou o Brasil antes do fim de seu mandato para não passar a faixa presidencial ao presidente Lula.

Diante dos atos terroristas registrados no último domingo (8) por parte de apoiadores do ex-presidente em Brasília, Bolsonaro pode ser expulso dos Estados Unidos. Pelo menos dois deputados democratas entraram com pedido de extradição.

Vivendo na Flórida, Jair Bolsonaro deixou o Brasil antes da posse do presidente Lula para não participar da cerimônia no ato de entrega da faixa. Neste domingo, foram registrados ataques terroristas de bolsonaristas aos Três Poderes.

Deputados dos EUA pedem extradição de Bolsonaro ao Brasil

Ainda no último domingo, em meio aos ataques bolsonaristas ao Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal, deputados democratas entraram com pedido de extradição do ex-presidente brasileiro ao Brasil.

Segundo as informações, ao menos dois parlamentares defenderam a expulsão de Bolsonaro dos Estados Unidos.

Em publicações feitas no Twitter, os deputados Alexandria Ocasio-Cortez e Joaquin Castro, do Partido Democrata do presidente dos Estados Unidos Joe Biden, pediram a saída de Jair Bolsonaro do país. Os democratas destacaram os atos dos apoiadores do ex-presidente como ataques à democracia.

“Eu apoio o Lula e o governo democraticamente eleito do Brasil. Terroristas domésticos e fascistas não podem usar a cartilha de Trump para minar a democracia. Bolsonaro não deve se refugiar na Flórida, onde está se escondendo da responsabilidade por seus crimes”, escreveu Joaquin Castro.

Os ataques em Brasília estão sendo comparados internacionalmente à invasão do Capitólio de 6 de janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump, contrários à eleição de Joe Biden, invadiram a sede do Congresso dos Estados Unidos.

Sobre a situação, a deputada Alexandria Ocasio-Cortez escreveu:

“Quase dois anos após o Capitólio dos EUA ser atacado por fascistas, vemos movimentos fascistas no exterior tentarem fazer o mesmo no Brasil. Precisamos ser solidários com o governo democraticamente eleito de Lula. Os EUA devem parar de conceder refúgio a Bolsonaro na Flórida”, afirmou Alexandria no Twitter.

Bolsonaro pode ser expulso dos Estados Unidos?

Sem privilégio do foro, Bolsonaro pode ser investigado pela Justiça. Apesar disso, para que ocorra a extradição do ex-presidente brasileiro, seria necessário o pedido formal da Justiça, além do tratado de extradição entre Brasil e Estados Unidos.

No entanto, existe ainda a possibilidade de uma deportação. A medida pode ser realizada por parte somente do país norte-americano. 

Imagem: Marcelo Chello/shutterstock.com