Bradesco não cobrará tarifa no cheque especial

- Publicidade -

Ontem (dia 02/01/2020), o Bradesco anunciou que também não cobrará a tarifa mensal no cheque especial, ao menos até junho desse ano. Até junho, o Bradesco analisará melhor se deve cobrar alguma tarifa e, se for o caso, como essa tarifa será aplicada. Outro banco que também havia anunciado que não faria a cobrança de 0,25% sobre o limite pré-aprovado num primeiro momento foi o Itaú.

É provável que você também goste:

Ame Digital e Méliuz: ganhe dobrado com o melhor cashback para 2020

Cheque especial terá juros menores a partir de 06/01/2020

Caso a cobrança de 0,25% sobre o limite pré-aprovado seja definitivamente cancelada pelo Itaú e pelo Bradesco, isso deve levar ao fim dessa tarifa. Isso porque Bradesco e Itaú são os dois maiores bancos privados do Brasil, portanto acabam definindo tendências no mercado. Além disso, o Banco do Brasil foi outra grande instituição financeira que anunciou que não taxaria os clientes do cheque especial, o que reforça essa tendência. Até o momento, o Santander é o único dos cinco grandes bancos a confirmar que cobrará a tarifa no cheque especial. A Caixa Econômica Federal, por enquanto, segue avaliando se fará ou não a cobrança.

OAB pediu revogação da cobrança

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) pediu a revogação da cobrança dos 0,25% sobre o limite pré-aprovado por meio de ofício ao Banco Central, que seriam cobrados mesmos quando o cheque especial não fosse usado. Em novembro de 2019, o Banco Central limitou o juro mensal do cheque especial a 8%, porém autorizou a cobrança da tarifa mensal de 0,25% no limite concedido. Essa regra entra em vigor na próxima segunda-feira (dia 06/01/2020).

Banrisul também não cobrará tarifa do cheque especial

No Rio Grande do Sul, o banco Banrisul também havia anunciado que não cobraria a mensalidade. Hoje, os bancos recebem somente quando os clientes realmente usam o limite do cheque especial, que costuma ser mais usado do que o documento físico do cheque. Além disso, os bancos não podem cobrar somente para oferecer esse crédito. Em virtude da risco de pagar mensalidade sem usar efetivamente o limite, vários clientes estão comunicando suas agências que não querem usar cheque especial. De acordo com dados da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), a média do juro no cheque especial em novembro foi de 273,63%.

Veja como escapar da tarifa do cheque especial

- Publicidade -

Vale lembrar, no entanto, que a norma criada pelo Banco Central obriga os bancos a avisar os clientes antes de iniciar a cobrança da tarifa. Se você não usa cheque especial e não quer pagar mensalidade, você deve entrar em contato com seu banco e solicitar que o limite não seja renovado. Por outro lado, se você acha que pode futuramente precisar do cheque especial, você pode pedir a redução do crédito disponível para a faixa de até R$ 500,00, que é isenta de tarifa. Segundo projeções do Banco Central, com a cobrança da mensalidade, a taxa do cheque especial diminuiria de 12,38% para 7,5%.

Você é cliente do Bradesco? Ficou feliz em saber que o Bradesco não cobrará tarifa do cheque especial? Dê sua opinião nos comentários!

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Eliseu Geisler, via Shutterstock.

- Publicidade -
Jadre Marques Duarte Juniorhttps://seucreditodigital.com.br/author/jadre/
Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS. Apaixonado por marketing, comunicação e finanças, possuo mais de 8 anos de experiência na área de T.I. aplicada a serviços financeiros.
- Publicidade -

Últimas Notícias

Juro baixo e segurança jurídica atraem fundos de investimentos de private equity no Brasil

Os juros baixos fixados pelo Banco Central (Bacen) somado aos novos marcos regulatórios que trazem segurança jurídica abriu grande espaço para investidores externos que...

Valor do auxílio emergencial tem prazo para ficar na conta. Saiba quanto tempo você pode demorar para usar o benefício

Desde que o auxílio emergencial começou a ser pago, em abril desse ano, muitas regras mudaram e vários calendários de pagamento foram divulgados. No...

Caixa Tem bloqueado? Como evitar ir à agência para desbloqueio do App

Nas últimas semanas, a Caixa Econômica Federal intensificou algumas ações para evitar que aconteçam fraudes com o auxílio emergencial. Uma delas, foi o bloqueio...

Empresas poderão contratar até a metade dos funcionários com contrato por hora

Conforme projeto do governo, em breve as empresas poderão contratar até metade dos funcionários com contrato por hora. Essa mudança é a base da...
- Publicidade -