Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Em média, brasileiro paga 355,2% de juros no cartão rotativo, diz BC

0

Diante do ciclo de alta desenfreada da Selic pelo Comitê de Política Monetária (Copom), o juro médio total que os bancos cobram no rotativo do cartão de crédito subiu. Em suma, a alta foi de 8,9 pontos percentuais de janeiro para fevereiro, disse o Banco Central (BC) na última quinta-feira (28). Assim, a taxa passou de 346,3% para 355,2% ao ano.

É provável que você também goste:

Menor de 18 anos pode ter o cartão do Nubank?

Pouco crédito? Confira alguns truques para aumentar seu limite no cartão Nubank

Bradesco elenca as principais razões para ter um cartão de crédito empresarial

Em média, brasileiro paga 355,2% de juros no cartão rotativo, diz BC

Em suma, o rotativo do cartão, somado ao cheque especial, é uma modalidade de crédito emergencial que muitas pessoas acessam nos momentos de dificuldade. No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, o juro aumentou de 172,5% para 174,3% ao ano.

Ao considerar o juro total do cartão de crédito, que leva em conta as operações do rotativo e do parcelado, a taxa passou de 67,3% para 73,2%. Em abril de 2017, passou a valer a regra que obriga os bancos a transferir, depois de um mês, a dívida do rotativo do cartão para o parcelado, a juros mais baixos.

A meta do governo com a nova regra era possibilitar que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito reduzisse. É dito isso, pois o risco de inadimplência, em tese, cai com a migração para o parcelado.

Com o fim da greve dos servidores do BC, a autarquia passou a atualizar os boletins e divulgações que estavam atrasadas. Tais como as estatísticas monetárias, de crédito e do rotativo. Entretanto, os dados da última quinta-feria ainda estão muito atrasados. Ou seja, as informações de fevereiro tinham que ter sido apresentadas no final de março. Já as de março, na última quinta.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: pathdoc / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar