Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros com essas doenças já podem se aposentar; veja!

Brasileiros com doenças específicas agora têm direito à aposentadoria. Descubra quais são e garanta seus direitos hoje mesmo!

A aposentadoria por invalidez, garantida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é uma medida de segurança vital para trabalhadores que enfrentam enfermidades graves ou acidentes que os incapacitam de continuar suas atividades laborais. Este benefício cogita proporcionar sustento àqueles que, por razões de saúde, se veem impossibilitados de gerar renda.

Para se qualificar à aposentadoria por invalidez, o trabalhador deve estar associado ao INSS e cumprir a carência mínima exigida de contribuições — geralmente 12 meses, dependendo do caso. Um elemento crucial para a obtenção do benefício é a perícia médica, realizada por profissionais do INSS, que avalia a extensão da incapacidade do indivíduo de retomar o trabalho.

Condições para a aposentadoria por invalidez

Celular com logo do INSS e elementos como calculadora, notas de dinheiro e caneta em volta
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com
  • Doenças Neurais, como esclerose múltipla e lesões cerebrais
  • Problemas Psiquiátricos, incluindo transtornos depressivos e esquizofrenia
  • Doenças Autoimunes, como artrite reumatoide e lúpus
  • Câncer, em diversos tipos
  • Doenças Pulmonares, incluindo fibrose e doença pulmonar obstrutiva crônica

Isenção de carência em casos específicos

Ademais, algumas condições de saúde permitem que o segurado solicite a aposentadoria por invalidez sem a necessidade de cumprir a carência normal de contribuições. Dessa maneira, isso ocorre em doenças consideradas extremamente severas ou que necessitam de atenção e cuidado imediatos de médicos, como:

  • Hanseníase
  • Neoplasia maligna (câncer)
  • Cegueira
  • Cardiopatia grave
  • Hepatopatia grave
  • Aids

Entenda o processo de solicitação da aposentadoria

Para solicitar a aposentadoria por invalidez, o contribuinte deve primeiro passar por uma avaliação médica promovida pelo INSS, que confirmará sua incapacidade laboral. Após a aprovação, o segurado receberá o benefício, cujo valor é calculado com base nas suas contribuições anteriores. É importante lembrar que a maioria das aposentadorias por invalidez requer um mínimo de 12 meses de contribuição.

Veja também:

Atualmente é necessário trabalhar por quantos meses para ter direito ao seguro-desemprego?

Se você ou alguém próximo está enfrentando problemas de saúde que impedem a continuação no trabalho, é recomendável entrar em contato com o INSS para verificar os direitos e procedimentos para a solicitação da aposentadoria por invalidez. Lembre-se de ter todos os documentos médicos e comprobatórios em mãos para agilizar o processo.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com