Brasileiros estão gastando menos na farmácia
Pesquisa revela que houve queda no gasto na farmácia e também na quantidade de itens comprados nesses estabelecimentos. Confira!
Recentemente, a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar) divulgou seu estudo feito juntamente com o Instituto Febrafar de Pesquisa e Educação Corporativa (IFEPEC), em parceria com a Universidade de Campinas (UNICAMP), divulgou a Pesquisa anual – “Comportamento do consumidor em farmácias no Brasil 2023”
Dessa forma, o levantamento foi feito com o objetivo de apurar, entre outros quesitos, a frequência do consumidor na farmácia, nível de fidelização do consumidor e análise do canal digital. A pesquisa foi feita com 4 mil consumidores de diferentes partes do Brasil.
Compras na farmácia
Confira a evolução das características das compras dos brasileiros na farmácia desde 2021:
Fator | 2021 | 2022 | 2023 |
Quantidade de unidades | 3,0 | 2,6 | 2,4 |
Gasto médio | R$ 54,01 | R$ 43,71 | R$ 41,99 |
Valor médio gasto por item | R$ 18,00 | R$ 16,81 | R$ 17,49 |
Assim, a pesquisa revela que houve uma queda relevante no gasto na farmácia e também na quantidade de itens comprados nesses estabelecimentos. No entanto, 42% dos entrevistados afirmam que neste ano estão indo com mais frequência à farmácia para comprar algo.
Além disso, a maioria das compras de medicamentos (cerca de 68%) foram prescritas por um médico. Contudo, nem todos os clientes apresentaram a receita no momento da compra.
Veja também:
Preço do aluguel subiu 1,80% em outubro, aponta índice
Como os clientes escolhem a farmácia para fazer suas compras
A pesquisa da Febrafar também mostra os fatores que fidelizam o cliente em uma farmácia, ou seja, os motivos pelos quais eles voltam a comprar em um mesmo estabelecimento. Confira:
Fator da escolha | 2022 | 2023 |
Preço | 79,9% | 82,13% |
Localização | 11,4% | 10,25% |
Estoque | 4,0% | 3,40% |
Farmácia Popular | 2,4% | 2,15% |
Outros | 2,3% | 2,07% |
Dessa forma, o número de pessoas que afirmam que escolhem a farmácia pelo preço cresceu significativamente de 2022 para 2023. Diante disso, 31,1% dos consumidores afirmaram que pesquisam os preços em outras farmácias antes de realizar a compra.
Imagem: i viewfinder / shutterstock.com