Entenda os motivos que fazem os brasileiros abandonarem bancos tradicionais e migrar para os digitais

A tecnologia revolucionou a grande maioria de como realizamos as coisas no nosso cotidiano, principalmente nos assuntos financeiros.

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O ano de 2021 foi considerado um dos mais inovadores nos setores de tecnologia na área de praticidade, como por exemplo, os bancos 100% online. 

A empresa Seven, que possui mais de 15 anos de experiência em proteção com transações financeiras on-line, concluiu recentemente em análise que o ano de 2020 foi o mais notório para o âmbito digital de finanças pessoais.

A Fiserv, empresa que atua no ramo de processamento de transações via cartão, encomendou uma pesquisa recentemente e constou que 20% dos brasileiros possuem conta em banco digital. 

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Situação dos bancos digitais

Com um número bem expressivo, cerca de 40 milhões, a pesquisa também divulgou que o uso é popular entre pessoas de 18 a 34 anos, cerca de 21% dessa faixa etária.

Em crescimento, os bancos digitais também são uma concorrência para os tradicionais. Cada vez mais inovadores, os bancos digitais também serviram como porta de saída para quem busca menos tarifas, atendimento sem sair de casa e outros pontos positivos. 

No Brasil, atualmente, temos como principais bancos digitais o Nubank, Mercado Pago, Neon, Banco Inter, PagSeguro, Banco Original e C6 Bank.

Para quem acha que a ausência de um setor físico é uma barreira para essas empresas, está enganado. Um estudo feito pelo UBS Evidence Lab, empresa de pesquisa sobre dados em específicos, constatou que o número de aplicativos de bancos digitais baixados ultrapassou os dos bancos tradicionais. 

Participação dos bancos digitais ultrapassa tradicionais

No ano de 2019, a participação dos bancos tradicionais era de 52% em cima de 48% dos digitais. Em 2020 esses números acabaram por se inverter, com 52% de participação dos digitais.

Um banco digital costuma oferecer seguros, cartão de crédito sem anuidade, investimento, empréstimos e conta corrente sem taxas a fim de fornecer mais dinamismo no atendimento.

As empresas ainda buscam chamar atenção pela facilidade e praticidade ao manusear a interface dos aplicativos. A ideia é propor uma experiência bem fluida e intuitiva. Contudo, diversos descontos em operações e compras em lojas parceiras, como cupons em aplicativos de comida, também são oferecidos.

Assim, a intenção dessas empresas sempre são bem-vindas para o consumidor. O que chega a ser praticamente a melhor opção para quem quer correr de burocracia e taxas abusivas dos bancos tradicionais. 

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Imagem: Pintau Studio / Shutterstock.com

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