Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros preferem usar o cartão ao sistema de pagamentos Pix

Apesar de superar os boletos, TEDs e DOCs, o Pix ainda não é o meio de pagamento preferido.

0

O sistema de pagamentos instantâneos Pix está ganhando cada vez mais espaço na vida dos brasileiros. Entretanto, a maioria ainda prefere usar o cartão ao Pix. Essa informação é do Banco Central (BC). 

É provável que você goste também:

Quer ganhar 5% de cashback no Prime Day? Descubra como, aqui!

Não recebeu auxílio emergencial? Saiba como recuperar o benefício

Como cadastrar a chave PIX e fazer pagamentos no Caixa Tem?

Brasileiros preferem usar o cartão ao sistema de pagamentos Pix

De acordo com os dados publicados na última quinta-feira (17), o Pix já movimentou 869,6 milhões de pagamentos no 1º trimestre de 2021. Dessa forma, supera todas as operações feitas através do TED, DOC e cheque no período – 445,9 milhões. 

Entretanto, os brasileiros ainda preferem usar o cartão do que o Pix. Ao total, o BC contabilizou 3,1 bilhões de pagamentos com cartão de crédito no 1º trimestre de 2021. Também,  ao todo, foram mais 2,9 bilhões de pagamentos com cartão de débito, e outros 1,4 bilhão de transações com cartão pré-pago.

Os dados do BC também apuram que o uso do Pix cresceu 388% no 1º trimestre, em comparação ao 4º trimestre de 2020. Já o uso dos cartões caiu 1,6% no período, ao considerar a soma das transações de crédito, débito e pré-pago.

O BC ainda não possui os dados de uso dos cartões ao longo de abril e maio. Entretanto, a adoção do Pix continua subindo com velocidade nesse período. O novo sistema intermediou 393,8 milhões de pagamentos em março, enquanto em abril foram 500 milhões, e outros 617,8 milhões em maio. Paralelo a isso, o uso de boletos, TEDs, DOCs e cheques, caiu neste período. 

O Pix disponibiliza transferências gratuitas e instantâneas para pessoa física. Além disso, pode ser também uma forma de pagamento no varejo. O BC deseja incluir agora, o Pix Saque o Pix Troco.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Leonidas Santana / shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...