Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

C6 Bank emite comunicado sobre cartão de crédito; confira

C6 Bank lança comunicado sobre seu cartão de crédito. Fique por dentro das novidades e atualizações importantes.

Você já parou para pensar sobre a importância do número do seu cartão de crédito, especialmente em compras online? Neste artigo, vamos explorar com detalhes o que é esse número, onde ele está localizado e por que é tão crucial para sua segurança financeira.

Na era digital, cada vez mais transações são realizadas pela internet, o que eleva o risco de fraudes e uso indevido de informações financeiras. Portanto, entender esses conceitos básicos é o primeiro passo para proteger seus dados.

O que é o número do cartão de crédito?

Cartão c6 bank com frente em cor bege e verso em cor preta
Imagem: Reprodução / C6 Bank

O número do cartão de crédito não é apenas uma sequência aleatória; ele carrega informações essenciais que identificam muitos aspetos da sua conta bancária. Comumente composto por 16 dígitos, este número é crucial para operações financeiras e está estrategicamente dividido em partes que representam diferentes informações.

O primeiro dígito do número do seu cartão identifica a bandeira do cartão. Por exemplo, os cartões que começam com 5 são geralmente Mastercard. Os dígitos seguintes, até o sexto, indicam o Banco de Identificação número (BIN), que revela a instituição que emitiu o cartão e o setor de mercado ao qual pertence.

Os números que vão do sétimo ao décimo sexto contêm informações específicas do titular do cartão, como a agência e conta bancária, culminando no último número, conhecido como dígito verificador, usado para validar a integridade do número do cartão.

Qual a diferença entre o cartão físico e virtual?

Os cartões virtuais estão se tornando uma opção popular devido à sua segurança aprimorada. Diferente do cartão físico, o número do cartão virtual é gerado exclusivamente para transações online, e em muitos casos, é temporário. Isso significa um nível extra de proteção, já que os números podem ser alterados frequentemente, evitando fraudes em futuras transações.

Vantagens do cartão virtual

  • Segurança aprimorada com números dinâmicos;
  • Opção de bloquear o cartão imediatamente após o uso;
  • O CVC (Código de Verificação do Cartão) frequentemente muda, oferecendo mais proteção.

Onde localizar esses números no cartão de crédito?

No cartão físico, a sequência numérica está frequentemente na frente do cartão, embora algumas bancas optem por posicioná-la no verso. Para cartões virtuais, a informação pode ser acessada diretamente no app de seu banco.

Veja também:

Últimos dias para aproveitar super benefícios dos cartões Caixa; confira

Entender cada elemento do seu cartão de crédito não só ajuda a utilizar seu cartão de forma mais eficiente, mas também a proteger sua vida financeira. Com o risco constante de clonagem e fraudes, cada detalhe é importante para garantir que você não seja uma vítima desses crimes.

Imagem: T. Schneider / Shutterstock.com