Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

C6 Institute, do C6 Bank, ensina jovens a criar aplicativos

Programa C6 App Inventor, que usa ferramenta de criação de apps do MIT, incentiva estudantes a construir apps que resolvam problemas reais.

0

O C6 Bank, banco que tem a educação tecnológica como uma de suas causas, iniciou uma nova edição do Programa C6 App Inventor, que pretende disseminar o conhecimento da programação entre jovens em situação de vulnerabilidade social no país. Por meio de seu braço de impacto social, o C6 Institute, o banco elaborou aulas voltadas especialmente a estudantes de 14 a 21 anos de idade que integram ONGs e projetos como Recode, Afesu e Ser Mulher em Tech.

É provável que você também goste:

C6 Bank está liberando Super Limites no Cartão de Crédito

Pedir maquininha pelo aplicativo do C6 Bank vai ser muito mais rápido

C6 Bank lança programa de mentoria em tecnologia para mulheres

O programa usa como principal ferramenta o MIT App Inventor, aplicação de código aberto criada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Trata-se de um ambiente de programação baseado em blocos de ferramentas, como uma espécie de lego virtual, que não exige conhecimento prévio em desenvolvimento de software.

Saiba mais sobre a iniciativa do C6 Institute

Em 2020, o C6 Bank, em parceria com o MIT, treinou 60 pessoas (em sua maioria, professores de escolas públicas ou ONGs) no uso da ferramenta App Inventor no Brasil. O objetivo foi formar indivíduos que pudessem atuar como multiplicadores do conhecimento da programação em suas comunidades. Nesta edição, o banco direciona o ensino diretamente aos jovens, usuários finais do software.

O conteúdo do programa inclui nove aulas ao vivo (online, em razão da pandemia) e pílulas diárias de conhecimento. Além de aprender a usar o MIT App Inventor, os jovens vão adquirir conhecimento em design thinking, técnica que ajuda no desenvolvimento da ideia por trás do aplicativo e na resolução de problemas. A turma, que tem 33 estudantes, apresentará no fim de abril os apps desenvolvidos ao longo da jornada. O desafio é criar algo que resolva problemas reais.

C6 Institute
Imagem: C6 Bank / divulgação

“O objetivo do C6 Bank é dar aos jovens a chance de sair da condição exclusiva de consumidores de tecnologia para assumir o papel de criadores de tecnologia”, afirma Alexandra Pain, head de marketing e impacto social do banco.

O MIT App Inventor tem mais de 400 mil usuários ativos e já deu origem a milhões de aplicativos no mundo. Entre eles, há várias iniciativas com importância social, como um app que ajuda deficientes visuais a conhecer o ambiente da escola (o Hello Navi) e um aplicativo que indica como acessar água potável em Moldova, país do leste europeu com alta taxa de transmissão de Hepatite A por água contaminada (o Apa Pura).

Por fim, se você quiser saber mais sobre outras iniciativas sociais do C6 Institute, então acesse este site.

Sobre o C6 Bank

O C6 Bank é um banco completo, lançado em 2019, que já superou a marca de 4 milhões de contas abertas no Brasil. Sem agências físicas, a instituição financeira já tem em seu portfólio mais de uma dezena de produtos, incluindo conta corrente isenta de taxa de manutenção, cartão sem anuidade, transferências e saques gratuitos, tag de pedágio grátis, programa de pontos (Átomos), Conta Global, plataforma de investimentos, entre outros. O banco teve o maior crescimento na base de clientes entre os bancos digitais do país, segundo levantamento do UBS Evidence Lab publicado em outubro de 2020. O C6 Bank atende pessoas físicas, MEIs e PMEs e está presente em 99,7% dos municípios brasileiros. Se você quiser saber mais sobre o banco, então acesse o site.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: C6 Bank / divulgação

Comentários
Carregando...