Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cadúnico: o que acontece se faltar algum documento na inscrição?

Inscrição no CadÚnico que dá acesso aos programas sociais do Governo Federal exige diversos documentos. Veja!

O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é a plataforma que serve como porta de entrada para uma série de benefícios do Governo Federal. Sendo assim, para receber os valores de cada um dos programas disponíveis, o primeiro passo é efetuar a inscrição presencialmente nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

É pedido, portanto, vários documentos do Responsável Familiar e dos membros que compõem a família em situação de vulnerabilidade social. Inclusive, é justamente o responsável que deve fazer o cadastro.  

Para se ter ideia da importância do Cadastro Único, mais de dez auxílios são pagos com base nas informações coletadas por meio da plataforma. O Bolsa Família, maior programa de transferência de renda do Governo Federal, é liberado dessa forma para milhões de brasileiros. 

Documentação para a inscrição no Cadastro Único

A documentação exigida para a inscrição no CadÚnico refere-se ao responsável familiar e aos demais integrantes da família. Confira a relação completa:

  • Responsável Familiar: CPF ou Título de Eleitor;
  • Demais membros da família, pelo menos um dos documentos: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Falta de documentos: o que acontece?

Se o responsável familiar esquecer algum dos documentos na hora de comparecer presencialmente ao CRAS para a inscrição no CadÚnico, o procedimento ficará incompleto e a pessoa terá que retornar em outro momento para apresentá-lo. 

Desse modo, o recebimento dos benefícios sociais fica comprometido. Só poderá ser liberado após a entrega de toda a relação de documentos exigida para finalizar as etapas da inscrição.

Benefícios liberados por meio do CadÚnico

Agora, veja alguns dos benefícios que são liberados por meio do Cadastro Único:

  • Bolsa Família;
  • Auxílio Gás;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • ID Jovem;
  • Carteira de Idoso;
  • Minha Casa, Minha Vida;
  • Telefone Popular.

Imagem: JERO SenneGs / shutterstock.com