O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) – Pedro Guimarães, afirmou nesta terça-feira (21) que ‘centenas de milhares’ de contas poupança social digitall, foram suspensas por suspeita de fraude. As contas digitais são movimentadas através do aplicativo Caixa Tem, e são usadas para o crédito de vários benefícios sociais, como o BEm – Benefício emergencial, o FGTS emergencial e o auxílio emergencial de R$ 600.

É provável que você também goste:

Distribuidoras vão voltar a cortar energia por falta de pagamento
BPP se prepara para o lançamento do PIX, novo sistema de pagamentos instantâneos

Pronampe expõe urgência de socorro a micro e pequenas empresas

Caixa bloqueia pagamento do FGTS e 1ª, 2ª e 3ª parcelas do auxílio emergencial por suspeita de fraude

“Todos os bloqueios são suspeita de fraude”, afirmou Guimarães em entrevista ao portal InfoMoney. “Suspendemos centenas de milhares de contas sim, e nesse momento as pessoas podem pedir o desbloqueio”.

De acordo com Pedro Guimarães, as pessoas que tiveram a conta bloqueada terão que comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal e comprovar sua identidade.

“Quando a pessoa vai à agência e mostra que é ela mesma, nós liberamos rapidamente. Se ela não for, ficará sim bloqueado, porque essa questão de fraude nesse momento de pandemia é inaceitável”, disse.

Guimarães também afirmou que a origem da fraude se deu no início dos cadastramentos do Auxílio Emergencial. De acordo com ele, como muitas pessoas não possuíam celular, a Caixa permitiu que um celular abrisse mais de uma conta, e isso facilitou consideravelmente a ação de criminosos.

“Temos as provas de que a grande maioria foram utilizadas por hackers. Mas algumas pessoas são pessoas honestas que foram penalizadas”, afirmou.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o Facebook, Twitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: sattahipbeach via shutterstock

Sobre o Autor

Eduardo Mendes

Cofundador

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades. Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. CoFundador do site Seu Crédito Digital.

Ver todos os artigos