Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa cria canal de denúncia sobre ocupação indevida de imóveis do Minha Casa, Minha Vida; saiba mais

Descubra qual é o número do novo canal de denúncia da Caixa Econômica Federal e explore mais acerca do Minha Casa, Minha Vida.

A Caixa Econômica Federal acaba de inaugurar um canal de denúncias para o programa Minha Casa, Minha Vida (faixa 1). Desse modo, a iniciativa tem a finalidade de coibir um problema crescente. Esse é a ocupação irregular de imóveis subsidiados pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Sendo assim, de acordo com informações da Caixa, tais irregularidades incluem ocupação por terceiros devido a transferência ou cessão, como aluguel, empréstimo, venda, comodato, entre outros. Ademais, invasão de residências ainda desocupadas e abandono de imóvel.

Por fim, uso do imóvel para finalidade diferente da residência da família beneficiada, salvo nos casos onde o imóvel seja utilizado também para fins comerciais pela família moradora. Portanto, confira abaixo o canal de denúncias da Caixa acerca desta problemática.

Canal de denúncias da Caixa Econômica

Imagem de um celular em cima de vários notas de 50 reais. Na tela do celular, aparece o logotipo da Caixa
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

O novo canal lançado pela Caixa é o telefone 0800-726-010. Esse está disponível para receber chamadas todos os dias da semana, 24 horas por dia. Através desse número, qualquer pessoa pode registrar uma denúncia sobre a ocupação irregular de imóveis do programa Minha Casa, Minha Vida.

A medida é uma iniciativa importante para garantir a manutenção da finalidade original do programa, que é proporcionar a moradia a famílias de baixa renda, assegurando que os imóveis subsidiados não sejam utilizados de forma indevida ou venham a ser comercializados ou alugados.

Minha Casa, Minha Vida

Com o surgimento de denúncias de desvio no uso dos imóveis, a Caixa percebeu a necessidade de criar um canal específico para o registro destas denúncias. Com isto, espera-se que as residências do programa Minha Casa, Minha Vida sejam de fato um impulso para a melhoria de vida das famílias beneficiadas pela iniciativa da Caixa.

Cabe ressaltar que o programa conta com diferentes faixas de renda, sendo a faixa 1 destinada para famílias com renda bruta mensal de até R$1.800,00. Esta faixa é a única subsidiada pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).

Veja também:

Saiba como ganhar R$ 780 da Caixa Econômica

Portanto, a única sujeita a denúncias por desvio de finalidade. Para as demais faixas, o financiamento imobiliário ocorre com recursos do FGTS e do FDS. Assim, com juros e condições variáveis de acordo com a renda da família e o valor do imóvel financiado.

Imagem: chainarong06 / shutterstock.com