Nas últimas horas recebemos relatos da nossa equipe, em um grupo no Facebook e de alguns leitores sobre uma suposta atualização de dados no aplicativo da Caixa Econômica Federal. Primeiramente, a vítima recebe uma SMS ou e-mail com um link que redireciona para uma página com a seguinte mensagem: “Prezado cliente, seus dados estão desatualizados, por razões de segurança será necessário a atualização de seus dados, evite o bloqueio da conta e multa de 128,73 regularize seus dados, Siga os passos a seguir.” Será que isso procede? Se você receber essa mensagem, é necessário atualizar os seus dados na Caixa? Tire aqui as suas dúvidas.

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Caixa vai cobrar R$ 128 caso você não atualize seus dados no site e App?

Confira um print do referido texto:

A princípio, nenhuma instituição financeira se comunica por SMS pedindo a atualização de dados, especialmente a Caixa Econômica Federal, pois não é um banco digital. (Bancos digitais costumam enviar e-mails e notificações push, mas tenha cuidado com isso.) Somente neste sentido, já é motivo suficiente para desconfiar. Ademais, o texto possui erros ortográficos e de pontuação.

A Caixa vai cobrar R$ 128?

Portanto, é óbvio que a Caixa não iria cobrar R$ 128 caso você não atualize os seus dados. Jamais clique em links suspeitos, pois eles podem redirecionar o usuário para infectar o dispositivo ou simplesmente para capturar dados sensíveis. Enfim, também sob hipótese nenhuma insira os seus dados em sites suspeitos.

O que fazer se você caiu no golpe?

A Caixa Econômica Federal tem uma página que informa o que você deve fazer em caso de golpes, tanto nos cartões de débito ou crédito, cheques e serviços mobile. Se você preencheu informações que não deveria, ou clicou em algum link suspeito, confira aqui neste link

o que você deve fazer. A primeira medida que você precisa adotar é o registro de um Boletim de Ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. Depois disso, em caso de maior segurança cancele a sua senha.

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