Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Câmara aprova projeto que torna CPF o único número de identificação

0

Parece que a decoreba de números de RG, CPF e outros documentos está perto de ficar mais simples para os cidadãos brasileiros. Isso porque a Câmara dos Deputados aprovou na última terça, dia 22, o Projeto de Lei 1422/19, de autoria do deputado Felipe Rigoni (PSB-ES) e outros 11 deputados. Este PL estabelece o único número de identificação em todo o Brasil.

A matéria foi aprovada na forma do substitutivo da Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, sob autoria do deputado Lucas Gonzalez (Novo-MG).

É provável que você também goste:

Vazamento de dados pode ter exposto CPF e CNPJ de 220 milhões de brasileiros

Bradesco disponibiliza 70 imóveis com ofertas a partir de apenas R$ 9 mil

Como consultar e pagar o IPVA 2021 em todos os estados brasileiros

Como vai funcionar o CPF como único número de identificação

Se a nova lei for aprovada no Senado e sancionada pelo Presidente da República, o CPF deverá constar nos cadastros e documentos de órgãos públicos, do registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.

Assim o CPF será poderá ser utilizado como número em certidões de nascimento, casamento e óbito, como identificação perante o INSS (NIT), na carteira de trabalho, na CNH e em outros documentos.

Os órgãos e entidades terão um prazo de 12 meses a partir da publicação da lei para se adequarem à adoção do único número de identificação. Já o prazo para a troca de informações nos sistemas de dados de órgãos e entidades será de 24 meses o prazo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: rafapress/shutterstock.com

Fonte: Agência Câmara de Notícias

- Publicidade -

Comentários
Carregando...