Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Vazamento de dados pode ter exposto CPF e CNPJ de 220 milhões de brasileiros

Cada vez mais, a questão de proteção dos dados de usuários se torna complexa no Brasil e no mundo. Mesmo com as regras impostas pela LGPD, muitas empresas ainda se envolvem em escândalos de vazamento de dados. Dessa vez, um desses vazamentos, sem precedentes, pode ter exposto dados de mais de 220 milhões de pessoas. O Laboratório de Segurança Digital da PSafe é responsável pelas informações.

Assim, o lote de informações vazado, contém CPF, nome completo e data de nascimento de quase todos os brasileiros. Além disso, na lista roubada há, inclusive, dados sensíveis de grandes autoridades do país. Segundo o Dfndr lab, funcionários detectaram o roubo de dados na manhã da última terça-feira (19). Entretanto, o laboratório não sabe ainda a origem do ataque.

É provável que você também goste:

Ex-executivo da Uber Eats assume PicPay Store e Super App pode concorrer com Banco Inter e C6 Bank

Banco Inter, Itaú e Caixa lideram o ranking de reclamações do Banco Central

Banco Inter anuncia Pix gratuito também para empresas.

Vazamento de dados pode ter exposto CPF e CNPJ de 220 milhões de brasileiros

De acordo com o laboratório, cibercriminosos também tiveram acesso a informações detalhadas sobre mais de 104 milhões de veículos. Dados sigilosos de 40 milhões de empresas também foram expostos. Dessa forma, hackers que realizam ataque direcionados podem, também, comercializar de forma ilegal esses dados na dark web.

Segundo o diretor da Dfndr lab, Emilio Simoni, é comum que criminosos usem esses dados em outros métodos de ataque. Isso porque, uma vez que o hacker tenha acesso a dados reais de uma pessoa, pode se passar por um serviço legítimo e utilizar engenharia social para obter dados mais críticos da vítima. Assim, esses dados poderiam ser utilizados para pedir empréstimos, por exemplo, alterar senha de banco e até fazer contratações de serviços.

Enfim, entre as 40 milhões de empresas atingidas, foram vazados o número de cadastro nacional de pessoas jurídicas (CNPJ), razão social, nome fantasia e data de fundação.

Até o momento, não há informações sobre origem do ataque

Por fim, as informações apontam que dados capturados de veículos também tornam-se preocupantes. Assim, o lote de informações roubadas conta com detalhes de mais 140 milhões de veículos. Os dados vazados vão desde números de chassi até dados mais precisos, como município de registro, placa do automóvel, modelo, ano de fabricação, cilindradas e o tipo de combustível utilizado.

Esse tipo de informação sem dúvida é potencialmente valiosa nas mãos de criminosos virtuais, uma vez que podem fazer uso deles como iscas para golpes mais sofisticados. Até o momento, o laboratório não relevou informações sobre como o vazamento de dados ocorreu, ou de onde exatamente partiu o ataque.

Enfim, gostou da matéria?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram, e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Motortion Films / Shutterstock.com