Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carrefour diz que Associação Brasileira de Alimentos é “lobo em pele de cordeiro”

A disputa judicial em torno do aplicativo NutriEscolha fez com que o Carrefour chamasse a Associação Brasileira de Alimentos (Abia) de “lobo em pele de cordeiro”. Isso porque, segundo a multinacional, a Abia estaria tentando defender os interesses de seus associados, e não dos consumidores.

O motivo do processo é que, segundo a Abia, o aplicativo Nutri Escolha, que ranqueia alimentos vendidos no Carrefour em mais ou menos saudáveis, promove “maniqueísmo nutricional” e “engana e confunde o consumidor”.

É provável que você também goste:

Cade autoriza Carrefour Brasil a comprar o Grupo Big, mas com restrições

Disputa judicial entre Carrefour e Associação Brasileira de Alimentos

Além do comentário polêmico usado no processo judicial, o Carrefour acusou a Abia de manipular imagens com a intenção de induzir a erro a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). A rede de atacados também afirma que a instituição foi responsável por atrasar a implementação da nova legislação por rotulagem frontal no Brasil.

Questionada pelo Uol, em nota, a Abia negou qualquer manipulação do caso:

“A Abia não comenta ações que correm na Justiça. Porém, a acusação de manipulação é totalmente falsa, uma vez que as imagens que fundamentam a denúncia foram capturadas do próprio site e aplicativo da rede, estão devidamente registradas em cartório, em atas notariais, que constam do processo administrativo”, diz a nota.

A principal acusação da Abia é que o Nutri Escolha estava dando notas diferentes a produtos com perfil nutricional semelhante e que o app privilegiava produtos da marca Carrefour ao sugerir opções mais saudáveis e baratas.

Em resposta enviada ao Joio, o Carrefour defendeu o aplicativo. Segundo a empresa, o NutriEscolha apenas permite que “o consumidor realize suas compras de forma mais consciente, facilitando suas escolhas alimentares”.

A decisão saiu em apenas 25 dias após o ingresso da denúncia. A Senacon determinou a suspensão do app, argumentando que o NutriEscolha induz o consumidor ao erro e viola o direito do cliente à informação.

Entretanto, o caso foi para a segunda instância na Justiça Federal, onde a decisão foi favorável ao Carrefour. O NutriEscolha voltou ao ar e já pode ser baixado novamente.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com