Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carrefour, Riachuelo e mais de 50 empresas enviam PEC para recriar CPMF

Mais de 50 empresas, entre elas grandes marcas como Carrefour, Riachuelo e Braspress, planejam entregar três Propostas de Emenda à Constituição (PEC) ao Congresso. Entre os objetivos das propostas, estão: criar um tributo similar a CPMF, desconcentrar as agências reguladoras e dar mais respaldo às Medidas Provisórias (MP).

As PECs serão apresentadas em um seminário promovido pelo Instituto Unidos Brasil (IUB), em Brasília, já na próxima terça-feira (12). Além dos mais de 50 representantes de empresas que já confirmaram presença, o plano é reunir 200 pessoas, entre autoridades, parlamentares e executivos, para ouvir as propostas.

É provável que você também goste:

Imposto de Renda: prazo de entrega é prorrogado para 31 de maio

Alesp congela imposto sobre o diesel por, pelo menos, 12 meses

PEC para recriação do CPMF

Essa proposta trata do fim dos impostos sobre salários, que passaria a ser uma política para todos os segmentos e de forma permanente. Atualmente, 16 setores estão isentos temporariamente de pagar esses tributos. De acordo com o presidente do IUB, Nabil Sahyoun, a medida traria mais competitividade entre as empresas e geraria empregos.

Porém, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), prevê que, para isso ocorrer, deve ser encontrada uma solução tributária que substitua a cobrança. A ideia das empresas foi propor a criação de um imposto parecido com o CPMF.

A Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF) foi um imposto que vigorou no Brasil até 2007, e incidia nas movimentações financeiras dos contribuintes, como saque, pagamento em débito ou transferência para contas de diferentes titulares. A nova proposta indica uma taxa próxima à 0,1% sobre as operações, sendo que a CPMF era de 0,38%.

PEC da Descentralização

Chamada de “peso e contrapeso”, a PEC tem como objetivo descentralizar a atuação de agências reguladoras (incluindo o Banco Central), que normatizam, supervisionam e fiscalizam diferentes setores empresariais. A intenção é tirar o poder das autarquias e tornar o processo mais transparente e menos burocrático.

PEC das MPs

A PEC das MPs propõe mais respaldo às Medidas Provisórias relacionadas às empresas, que vem sofrendo questionamentos jurídicos. Entre elas, estão propostas como a MP 1040/21 que tem a intenção de facilitar a abertura de negócios e a MP 881/19 que altera diversas leis trabalhistas.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Grandi / Shutterstock.com