Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão Cidadão: veja como solicitar

Para dar mais facilidade em acessar os benefícios sociais e trabalhistas, o Cartão Cidadão é emitido pela Caixa Econômica Federal e pode ser utilizado em todos os canais de pagamento autorizados pela instituição.

É provável que você também goste:

Auxílio Emergencial de R$ 600 vai voltar?

Auxílio Brasil: beneficiários receberão 13º em 2022?

Estes beneficiários do Auxílio Emergencial precisam declarar IR 2022

Quem pode solicitar o Cartão Cidadão?

Aqueles que possuem benefícios trabalhistas ou sociais disponíveis para saque, como Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Abono Salarial PIS/Pasep, Seguro-Desemprego e Auxílio Brasil e que não possuem conta na Caixa, têm direito a solicitar o Cartão Cidadão.

Caso o cidadão possua conta individual na Caixa, como conta corrente ou poupança, o benefício pode ser creditado diretamente na conta, não havendo, então, a necessidade de solicitar o Cartão Cidadão.

Para ter o cartão emitido, a condição é que exista algum benefício disponível ao solicitante.

Como emitir o Cartão Cidadão?

Quem possui algum benefício social ou trabalhista liberado para saque e ainda não tem o Cartão Cidadão, pode solicitá-lo de forma gratuita através do telefone da Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão 0800 726 0207 ou em qualquer agência da Caixa.

Quais documentos são necessários para solicitar?

Para solicitar a emissão do Cartão Cidadão é necessário apresentar os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • Número de Inscrição Social (NIS), ou Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP;
  • RG ou CNH.

Senha Cidadão

Com a Senha Cidadão é possível habilitar o Cartão Cidadão para sacar os benefícios trabalhistas e sociais geridos pela Caixa, através das agências, correspondentes Caixa Aqui, lotéricas, pontos de atendimento Caixa ou terminais de autoatendimento.

Para criar a Senha Cidadão em uma lotérica é necessário ligar para a Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão no número 0800 726 0207 e ir até a lotérica com o Cartão Cidadão e um documento oficial com foto.

Caso vá em uma agência da Caixa, não é necessário apresentar o Cartão, basta apresentar o documento oficial com foto e os documentos listados acima.

Como consultar os benefícios trabalhistas?

Para consultar extratos e saldos de benefícios, como cotas ou rendimentos do PIS e FGTS ou saber se tem direito ao Abono Salarial ou Seguro-Desemprego, basta entrar no site da Caixa ou baixar o aplicativo (disponível para Android e iOS).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com