Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de Crédito Clonado? O que você pode fazer?

Golpes envolvendo clonagem de cartões de crédito estão cada vez mais comuns.

0

Paralelo à popularidade dos cartões de crédito, os golpes financeiros e de cartão de crédito clonado também têm aumentado muito. Diante disso, é fundamental saber como proceder caso você receba a notícia de golpe em algum dos seus cartões. Confira abaixo também como funciona o esquema de clonagem de cartões.

É provável que você goste também:

Com nova revisão, valor da aposentadoria pode aumentar até cinco vezes

Sou Barato Visa: conheça o cartão de crédito com descontos exclusivos

Teve seu WhatsApp clonado? Saiba como recuperar a sua conta

Cartão de Crédito Clonado

Quando os dados presentes no cartão de crédito são transferidos para outro cartão, esse processo chama-se clonagem. Assim, terceiros passam a usar o cartão de crédito clonado, bem como fazer compras usando o nome da vítima e suas informações bancárias.

A grande maioria dos cartões de crédito no Brasil possuem chip. Esse item reduz muito o número de fraudes, pois evita a cópia de dados. Entretanto, mesmo assim, os criminosos ainda conseguem clonar cartões. 

Mas como? O usuário tem seu cartão clonado por conta de leitores alterados implantados em caixas eletrônicos e máquinas de pagamento. Além disso, os criminosos usam técnicas de golpes online em sites ou aplicativos.

O que fazer quando o cartão é clonado?

Caso você acesse a fatura do seu cartão de crédito e perceba que há cobranças que não são de compras que você fez, é preciso seguir alguns passos:

  1. Pedir o bloqueio ou cancelamento IMEDIATO do cartão;
  2. Analisar cada compra que você não reconhece;
  3. Além disso, é importante fazer o boletim de ocorrência (B.O.), pois se receber um protesto em seu nome, você tem como provar que não era você usando o cartão;
  4. Por fim, é importante realizar um alerta de documentos roubados, furtados ou perdidos. Para isso, é necessário acessar o Alerta de Documentos Serasa.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Krakenimages.com / Shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...