Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cartão de crédito internacional paga menos imposto? Saiba mais

Graças à globalização, as pessoas puderam viajar para outros países e fazer compras no exterior. Porém, muitos turistas ficavam divididos entre levar o dinheiro em espécie ou usar um cartão de crédito internacional.

A grande novidade que irá melhorar a vida dos turistas é a opção de contas em moedas estrangeiras, acompanhadas de um cartão de débito internacional. Apesar do novo serviço, existem vantagens e desvantagens a serem consideradas. Os cartões de crédito internacional pagam menos imposto do que os de débito? Confira nesta matéria!

IOF para cartão de débito internacional

Em compras no exterior, o cartão de débito internacional paga menos imposto do que o cartão de crédito! A planejadora financeira, Adriana Matheus, explica que as contas internacionais permitem saques em dinheiro nos caixas eletrônicos e na moeda local. Além disso, o cartão de débito permite pagar uma alíquota do IOF consideravelmente menor do que usando um cartão de crédito.

O IOF, ou Imposto sobre Operações Financeiras, é um imposto cobrado pelo governo brasileiro em algumas transações financeiras. Atualmente, a alíquota do IOF para transferências em cartão internacional de débito é de 1,10% sobre o valor transferido ao exterior. Enquanto com cartão de crédito, o imposto de IOF é maior, de 5,38%.

Poupança pré-viagem

As contas internacionais ajudam a preparar o bolso para a viagem. Com elas, existe a possibilidade de dividir a compra da moeda estrangeira antes de viajar. Geralmente, as contas no exterior são digitais e com boa liquidez.

Veja também:

Ficou sem dinheiro? Saiba como solicitar a CNH de graça

Dessa forma, o que você coloca em reais pode se converter na data da compra da moeda, evitando surpresas com a mudança da cotação. Não existe momento certo para comprar, o ideal é ir comprando aos poucos.

Atenção ao Imposto de Renda

Um ponto importante para quem deseja abrir uma conta no exterior é ficar de olho no Imposto de Renda. Mas por quê isso é importante? Uma das obrigações que você deve cumprir quando for declarar seu imposto de renda é informar que possui conta no exterior e os recursos que você tem nela.

Por isso, o que você mantém nessa conta é importante para o cálculo do imposto. Não informar a existência da conta pode trazer sérios problemas com a Receita Federal. Tudo precisa estar em ordem para o ajuste anual do Fisco.

Imagem: Teerasak Ladnongkhun/Shutterstock.com