Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ficou sem dinheiro? Saiba como solicitar a CNH de graça

Saiba se você tem direito ao programa do governo que oferece CNH de graça! Nova edição também fornece serviço adicional. Confira!

O Detran do Ceará iniciou hoje mais uma edição do Programa CNH Popular, também conhecido como CNH Social. O intuito é oferecer de graça o processo para a obtenção da carteira de motorista, e, dessa forma, ampliar a capacitação da população. 

Para participar do programa é necessário cumprir alguns requisitos. Além disso, há um benefício especial para quem for tirar a carteira de uma categoria e ainda haverá um serviço inédito neste ano. Entenda mais sobre! 

Programa do Detran-CE 

A iniciativa do governo do Ceará começou em 2009. Por meio da ação, as pessoas podem economizar cerca de R$ 1.500 a R$ 2.300, que é o valor médio pago no processo para tirar a carteira. A possibilidade de conseguir a CNH de graça também ajuda na obtenção de emprego, pois ter uma categoria no currículo conta em algumas carreiras. 

Veja também:

Carro elétrico barato? Já é possível comprar um desses no Brasil gastando menos; saiba como

Quem se inscrever na categoria A (moto) vai receber um capacete como forma de promover o cuidado no trânsito. A Perícia Forense do estado também vai atuar na edição deste ano com o objetivo de fornecer um novo RG para quem tem o documento danificado. Ademais, a ação da Pefoce será igualmente gratuita.

Mão em um volante dirigindo
Imagem: LeManna / shutterstock.com

Como tirar a CNH de graça

O Programa CNH Social possui alguns critérios de participação como: 

  • Renda de até dois salários mínimos; 
  • Estar a partir de um ano sem trabalhar; 
  • Ser maior de 18 anos; 
  • Não ter registro de infrações no trânsito; 
  • Ser beneficiário do Bolsa Família

As inscrições e a consulta ocorrem pelo site do Detran-CE. Assim, após a inscrição, a segunda etapa é a chamada na autoescola, onde o cidadão precisa apresentar documentos que comprovem que ele tem direito a tirar CNH de graça. Os principais documentos solicitados são a declaração escolar e a do CRAS, constando a inscrição no CadÚnico e o NIS. 

O Estado do Ceará realiza também um alerta sobre tentativas de golpe usando o nome do programa. Por isso, é importante saber que o Detran não avisa sobre a inscrição por e-mail ou SMS. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com