Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Carteira de trabalho verde e amarela pode acabar com 13º, férias e FGTS

De acordo com reportagem de O Globo da última quinta-feira (07), os jovens trabalhadores que serão enquadrados no novo modelo de capitalização previsto na Reforma da Previdência pode acabar com uma série de benefícios. Dentre eles, a carteira de trabalho verde e amarela pode acabar com 13º salário, férias e FGTS. Conforme Paulo Guedes, o jovem poderá “optar” em abrir mão de direitos previstos em cláusula pétrea da Constituição.

Leia também:

Ministro Paulo Guedes promete milhões de empregos mas diz que “não vai ajudar vagabundos”.

Saque integral do FGTS pode ser liberado para quem pedir demissão em 2019.

Carteira de trabalho verde e amarela pode acabar com 13º, férias e FGTS

O ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou nesta quinta-feira (07) que a carteira de trabalho verde e amarela será uma nova proposta aos trabalhadores brasileiros. Ou seja, diante de milhões de brasileiros desempregados, é preciso escolher o que queremos. Um país que defende um sistema que tem muitos direitos e não tem emprego ou um sistema onde você tem muitos empregos e esses direitos são os que você escolhe ter.

Segundo o ministro, neste novo sistema a empregabilidade deverá ser enorme, chegando a 100% entre os jovens. O governo poderá usar a data de nascimento para definir a linha corte para os trabalhadores que terão a nova carteira de trabalho. Paralelamente, os celetistas continuarão com a carteira de trabalho convencional.

Por fim, aqueles jovens que optarem pela carteira de trabalho verde e amarela terá que recorrer à justiça comum caso se sintam prejudicados. Portanto, a Justiça do Trabalho tenderá a se tornar obsoleta ao longo do tempo.

“O novo regime vai constar no projeto de lei complementar que o Executivo enviará ao Congresso e que vai definir os detalhes do regime de capitalização. Eles terão uma conta individual — uma espécie de poupança, visando a uma renda complementar na aposentadoria. Serão definidas algumas situações de saque em caso de desemprego e doenças. Quem tem FGTS poderá transferir parte do saldo para essa conta”, pontuou O Globo.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter, Instagram. Assim, acompanhe notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.