Celular ou Desktop: confira qual o meio mais utilizado para acessar à internet no Brasil
Confira qual o meio mais utilizado para acessar a internet no Brasil. Além disso, veja dados sobre a navegação na internet no país!
De acordo com a 34ª edição da Pesquisa Anual do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGVcia) sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, atualmente, o Brasil possui 464 milhões de dispositivos digitais com acesso à internet.
Assim, segundo o estudo, há 249 milhões de smartphones em uso no Brasil. Já entre os computadores (desktop, notebook e tablet), contamos com 215 milhões. Dessa forma, confira qual o meio mais utilizado para acessar a internet no Brasil!
Meio mais utilizado para acessar à internet
Portanto, de acordo com um levantamento da similarweb, nos últimos 12 meses até agosto deste ano, o acesso à internet se deu pelos seguintes meios:
- Celular: 65,67%;
- Desktop: 32,89%;
- Tablet: 1,44%.

Assim, como podemos notar, grande parte dos brasileiros acessa a internet por meio do celular, o que vai ao encontro do número de smartphones no país, que mencionado anteriormente, chega aos 249 milhões. Esse valor corresponde a 1,2 smartphones por habitante. Dessa forma, a cada um aparelho de TV vendido no Brasil, 3,3 celulares são adquiridos.
Além disso, o uso de computadores vem caindo entre a população, mas vale ressaltar que, no Brasil, há uma quantidade que corresponde a um computador por habitante. No entanto, ainda de acordo com o estudo da FGVcia, as vendas em 2022 tiveram uma queda de 11%, sendo comercializados 12,4 milhões de unidades.
Veja também:
Afinal, quantos dias é possível tirar de licença-paternidade?
Principais navegadores utilizados
Ademais, ainda de acordo com um estudo da similarweb, os principais navegadores utilizados pelos brasileiros nos últimos 12 meses até agosto são:
- Chrome: 76,01%
- Safari: 14,17%;
- Edge: 3,53%;
- Samsung Internet: 3,14%;
- Firefox: 1,67%;
- Outros: 1,48%.
Portanto, o Chrome, do Google, é utilizado por mais da metade daqueles que acessam a internet. Em seguida, vem o Safari, da Apple, com uma participação de 14,17%.
Imagem: Lek_charoen / Shutterstock.com