Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Certidão para saque disponível no Meu INSS; saiba mais

Saiba mais informações sobre a certidão para saque de valores do PIS/PASEP/FGTS e como solicitá-la na plataforma Meu INSS!

Os segurados do órgão previdenciário do Governo Federal que desejam solicitar a certidão de saque do PIS/PASEP/FGTS têm mais facilidade para realizar esse processo. Logo, essa ação pode ocorrer diretamente pela plataforma Meu INSS.

Dessa forma, essa possibilidade proporciona mais rapidez e praticidade ao processo. Saiba mais informações sobre o documento e como fazer o seu requerimento na sequência!

Conheça a certidão de saque do PIS/PASEP/FGTS

Mão segurando celular com app Meu INSS aberto
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Esse serviço permite que segurado solicite o documento para o saque de valores do PIS/PASEP/FGTS que ainda não recebeu. Aliás, quanto à elegibilidade para utilizar este serviço, podem fazê-lo pessoas que começaram a receber:

  • Aposentadoria;
  • Pensão por morte;
  • Benefício assistencial à pessoa com deficiência; ou
  • Benefício assistencial ao idoso.

Como solicitar?

Portanto, para solicitar a certidão de saque dos valores do PIS/PASEP/FGTS, o interessado deve seguir os passos abaixo:

  1. Acessar o site ou aplicativo do Meu INSS (Android, iOS) com a senha do Gov.br;
  2. Escolher o serviço “Certidão para saque de PIS/PASEP/FGTS”.

Se a certidão estiver disponível no sistema, o beneficiário poderá imprimi-la imediatamente. Caso contrário, o sistema se encarregará de fazer a solicitação. Acompanhe o andamento pelo Meu INSS e, em até sete dias, a certidão estará pronta para impressão.

Ademais, se preferir fazê-lo pelo telefone, o serviço pelo número 135 continuará disponível. A única diferença é que o beneficiário receberá a certidão em casa, por correspondência, em aproximadamente 20 dias. No entanto, agora é possível acessar a certidão pela internet, no Meu INSS, em até sete dias após a solicitação pelo telefone.

Sobre o Meu INSS

A plataforma do órgão previdenciário é um ambiente de acesso a diversos serviços do INSS, como a emissão da certidão de saque dos valores do PIS/PASEP/FGTS. Além disso, também é possível consultar extratos, solicitar benefícios, realizar a prova de vida, por exemplo.

Veja também:

Robô da Receita vai informar contribuinte sobre a necessidade de declarar IRPF 2024

Ao todo, são mais de 90 serviços disponíveis aos cidadãos. Sendo assim, essa é uma forma de diminuir a fila nas agências, já que muitas soluções estão acessíveis aos segurados nesse sistema.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com