Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cerveja mais barata? Veja a planta que pode ajudar nisso

Pesquisadores avaliam o uso da planta também para outros produtos; saiba mais!

Na cidade de Viana, no Espírito Santo, o primeiro campo cervejeiro municipal do país apresenta resultados revolucionários para a produção nacional. De acordo com pesquisadores, a plantação local pode ajudar na produção de cerveja mais barata.

Nesse sentido, no último mês de setembro, em um terreno de 400 metros quadrados, André Perin realizou a colheita de 200 pés de lúpulo para a fabricação da bebida. Desse modo, confira mais detalhes sobre o tema, a seguir.

Lúpulo capixaba pode tornar produção de cerveja mais barata

Ser pago para viajar e beber cerveja? Esta empresa está contratando!
Imagem: stocksnap.io/iStock

Em suma, o lúpulo, um dos principais ingredientes presentes na cerveja, representa uma parte do seu custo de produção. Por essa razão, os resultados obtidos nas plantações de André Perin, em Viana, despertam tanto entusiasmo em relação à produção de uma cerveja mais barata. Segundo Perin, a colheita rendeu muito acima do esperado. 

Veja também: Como identificar o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho?

“Na primeira colheita, a gente estava esperando, em média, 300, 500 gramas de lúpulo por planta. Mas conseguimos tirar o triplo disso, até 1,5 kg por planta, o que é muito bom”, disse Perin.

A prefeitura local conta com um projeto lançado em 2022, cujo intuito é tornar Viana no município do lúpulo, no Espírito Santo. Assim, um dos pontos que chama atenção nas produções locais com excelentes resultados é o fato de se tratarem de plantações orgânicas. 

Com a participação dos produtores rurais, a planta em campo aberto e com ampla exposição ao sol tem se superado em produtividade, mesmo em áreas pequenas. Ainda, a produção local pode ser essencial para a redução dos custos da bebida para a indústria.

Saiba mais sobre a produção

Com a alta produtividade da planta dentro do projeto do município de Viana, além de tornar a produção de cerveja mais barata, a bebida pode ser o principal negócio local. A ideia é que a cidade seja o primeiro polo cervejeiro público do país. Atualmente, três cervejarias fazem uso do lúpulo produzido em Viana e mais agricultores integram o projeto de cultivo da planta. 

É válido destacar que, além da produção cervejeira, o lúpulo do Espírito Santo também é estudado por pesquisadores do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) que acreditam no uso da planta para a produção de chás e cosméticos. 

Imagem: NaturalBox / Shutterstock.com