Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como identificar o assédio moral e sexual no ambiente de trabalho?

Você sabe identificar uma situação de assédio no trabalho? É importante saber reconhecer e denunciar! Continue a leitura e saiba mais.

Em diversas ocasiões, trabalhadores podem passar por situações problemáticas no trabalho, mas não conseguem identificá-las como assédio. Sendo assim, você já se perguntou o que é considerado desconfortável ou abusivo?

Essas condutas podem se manifestar de diferentes formas: seja moralmente ou, em alguns casos, sexualmente. Engana-se, porém, quem acha que essas práticas podem vir apenas de superiores, como gerentes e gestores. Vamos te ajudar a identificá-las abaixo.

Entenda o que é assédio no trabalho

Imagem de mulher em sua mesa de trabalho com a cabeça apoiada em suas mãos. Atrás, colegas de trabalho rindo dela e apontando
Imagem: Antonio Guillem / Shutterstock

O assédio, situação desconfortável e inconveniente, pode acontecer tanto hierárquica – de superiores – quanto horizontalmente, de colegas de trabalho de mesmo nível que você. Porém, os danos do assédio são os mesmos: afetam a produtividade, a motivação e podem levar a problemas mais sérios de saúde mental.

Veja também: Saiba se você pode participar do programa Minha Casa, Minha Vida e conquistar uma casa nova

Assédio moral

O primeiro exemplo é um pouco mais difícil de identificar, mas não por isso é menos sério. Nesses casos, os trabalhadores são expostos a situações constrangedoras e humilhantes. Acontecem por meio de gritos, palavras de baixo calão, ações ou gestos que prejudiquem o dia a dia do ambiente de trabalho.

O resultado: um profissional desestabilizado, inseguro e inferiorizado. De acordo com o Tribunal Superior do Trabalho (TST), o assédio moral no trabalho é uma forma de deixar o trabalhador instável emocional e profissionalmente, de maneira direta ou indireta. Pode acontecer por fofocas, exclusão, falta de comunicação, acusações, insultos e mais.

Assédio sexual

Já o segundo exemplo, um pouco mais delicado, acaba sendo mais “abafado” pelas organizações, por ser um tabu. Sua definição é: qualquer ato com conotação sexual que provoque constrangimento. Pode acontecer de diversas formas: convites não solicitados, insinuações inconvenientes ou troca de favores com o objetivo de obter vantagens.

Geralmente, acontece de maneira intimidadora e em forma de chantagem, e envolve pessoas com uma posição hierárquica maior. A chantagem acontece após a rejeição, levando a decisões que prejudicam ou atrapalham o trabalho da vítima. Pode-se chegar ao extremo, com o abuso sexual das vítimas.

Muitas mulheres já sofreram assédio no trabalho

Uma pesquisa de 2020, da Think Eva com o LinkedIn, identificou que 92% das mulheres entrevistadas já passaram por situação de assédio sexual no trabalho, como forma de pedidos de favores sexuais. Enquanto isso, 91% mencionaram contatos físicos não-solicitados.

Por fim, 60% delas mencionaram que passaram por situações de abuso, e outras 10% declararam não ter certeza se já passaram por uma situação dessas no trabalho.

Foto: andriano.cz / Shutterstock.com