China impulsionou saída da Ford do Brasil? Entenda
A China decidiu se a Ford sairia do Brasil, e pode influenciar General Motors a fazer o mesmo. Nesta matéria você conhece o “Fator China”.
A China é um dos maiores mercados automotivos do mundo, com cerca de 20,5 milhões de veículos vendidos apenas em 2022. Por isso, o poder é tanto que pode influenciar na saída ou na continuidade de indústrias em outros países, e isso não exclui o Brasil.
De acordo com especialistas, a saída da Ford do território brasileiro teve grande relação com o desempenho chinês, enquanto que, com desafios econômicos locais, a relação é bem menor. Pensando nisso, a General Motors pode sair do Brasil também, por influência do dragão chinês? É isso que veremos nesta matéria.
Saída da Ford do Brasil

Para Ricardo Bacellar, da consultoria Bacellar Advisory Boards, quando a Ford tomou a decisão de deixar de fabricar veículos no país, isso estava mais relacionado às suas operações globais. Naquela época, a Ford fechou fábricas no Brasil, na Índia e em outros mercados para concentrar investimentos e recuperar vendas na China.
É importante notar que, apesar de o Brasil ser um mercado significativo, o país fechou o ano de 2022 com pouco menos de 2 milhões de automóveis comerciais leves vendidos. Em comparação, a China comercializou mais de dez vezes esse volume no mesmo período.
Veja também:
Moradores de mais de 1.200 cidades brasileiras terão ótima notícia nesta segunda (20)
O “Fator China”
Neste momento, a General Motors se prepara para realizar uma demissão voluntária em massa em três montadoras, localizadas no estado de São Paulo. Segundo a direção da GM, a intenção é adequar o plano de funcionamento com o recente lucro, para continuarem operando no Brasil.
A saída da Ford do Brasil foi uma resposta para tentar recuperar suas vendas na China e, do mesmo modo, está acontecendo com a GM. Nesse sentido, em 2023, a General Motors registrou uma redução de cerca de 25% nas vendas na China em comparação com o desempenho de 2022. Essa queda nas vendas no gigante asiático é um fator significativo que influencia a estratégia da montadora no Brasil.
Imagem: Crystal51 / Shutterstock.com