Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cliente do Nubank e Mercado Pago perde R$ 7 mil após furto de celular e segurança de apps volta a ser questionada

A estudante de odontologia Thamires Norberto Baptista teve seu aparelho telefônico furtado na madrugada do último sábado (28), durante um show universitário. A jovem ficou desesperada quando percebeu que teria que arcar com o prejuízo do celular, contudo, ao encontrar seu namorado, ela foi alertada que suas contas bancárias do Nubank e Mercado Pago deveriam ser canceladas imediatamente pra evitar prejuízos ainda maiores.

“Chegando no meu namorado, eu expliquei a ele o que aconteceu e ele falou: ‘Eu vou entrar aqui, e bloquear todas suas contas’. Porque eu não estava conseguindo pensar! Só com o prejuízo do celular eu já estava surtando, já estava desesperada”, afirmou Thamires em entrevista exclusiva ao portal Seu Crédito Digital.

É provável que você também goste:

Como fazer transferência do Caixa Tem para o Nubank?

Como evitar golpe no pagamento por aproximação com o cartão de crédito

5 dicas para se proteger de golpes no Pix

Cliente do Nubank e Mercado Pago perde R$ 7 mil após furto de celular

Segundo Thamires, seu namorado entrou no site do Nubank e bloqueou o cartão e a conta. A estudante ressalta que sempre se preocupou com a segurança dos aplicativos, por isso o app da fintech seria acessado em seu aparelho apenas após reconhecimento facial, e que para realizar qualquer transação na conta seria necessário também a senha do seu cartão.

Com as contas devidamente bloqueadas, Thamires aguardou a abertura do shopping e foi até a loja da operadora de seu celular adquirir um chip com o mesmo número, para então conseguir acessar seu saldo bancário, pois, por conta da segurança que ela escolheu, era necessário receber um código no seu chip.

“Quando eu cheguei na minha casa e liguei o notebook, vi que meu saldo estava zerado. Tudo o que eu tinha guardado havia sumido!”, contou a cliente. “A gente bloqueou a conta às 6h36. Às 6h07 resgataram o valor guardado para minha conta poupança, e a transferência foi realizada às 6h29”, completou.

 

Os golpistas fizeram duas transferências via Pix para sua própria conta do Mercado Pago. A primeira transferência no valor de R$ 1.400 e a segunda transferência no valor de R$ 4.990. Em sua conta do Mercado Pago, havia R$ 600, que também foram transferidos.

Com os R$ 7 mil na conta do Mercado Pago, “fizeram dois saques de R$ 1 mil e um pix de R$ 5 mil” para uma conta da PagBank. Thamires fez boletim de ocorrência e entrou em contato com o Nubank via chat, mas a fintech respondeu de forma automática informando: “Recebemos seu pedido de contestação… Entramos em contato com a instituição de destino das movimentações via MED (Mecanismo Especial de Devolução), e recebemos a informação de que a conta recebedora não possui saldo disponível para que esse valor seja devolvido”.

Em ligação, os atendentes do Nubank disseram que a situação deve ser resolvida diretamente com o Mercado Pago. E ao tentar contato com o Mercado Pago, a cliente não recebeu nenhuma resposta. Todos os chamados foram finalizados pela instituição sem nenhum posicionamento.

A situação de Thamires ganhou repercussão nas redes sociais após uma publicação no Twitter.

A redação do Seu Crédito Digital entrou em contato com a assessoria de imprensa do Nubank e do Mercado Pago, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com