Clientes do Banco Inter denunciam golpes em suas contas. Golpistas estariam conseguindo assumir controle das linhas telefônicas das vítimas para receber senhas que autorizam transações e pagamentos. A reportagem foi apurada pela RBS TV, filiada da Rede Globo.

Leia também:

Banco Inter esclarece golpes em suas contas e dá dicas para evitá-los

O Boticário está dando Kit Dia das Mães grátis pelo WhatsApp?

O nome fica limpo no SPC e Serasa após a divida caducar em 5 anos?

Clientes do Banco Inter denunciam golpes em suas contas

Os clientes do banco estariam sendo vítimas de golpes em suas contas. Ou seja, estão recebendo ligações de golpistas que se passam por funcionários do Banco Inter.

Como exemplo, a matéria trouxe uma cliente chamada Itamony, de encantado, município do Rio Grande do Sul. Ela teria recebido uma ligação de um número que era do mesmo da central de atendimento do Banco Inter. Um rapaz dizia que a conta dela tinha sido invadida e sabia até os últimos dígitos do cartão de crédito.

O golpista pediu ainda pra ela o número que fica atrás do cartão, o “Código de Segurança”, que permite fazer compras pela internet. Foi então que a Itamony desconfiou e desligou a ligação ali.

Além disso, um administrador que não quis se identificar perdeu R$ 10 mil. Foram cerca de seis movimentos – dois pagamentos de conta e quatro transferências para pessoas que ele desconhece.

Golpe

Os bancos usam o Token para autorizar as transferências. Mas de uma hora pra outra o celular do administrador ficou mudo. A linha foi instalada em outro chip, a do golpista, que começou a receber as senhas.

Há suspeita de funcionários das operadoras, segundo Ronaldo Prass, especialista em tecnologia. Ou seja, colaborador das operadoras podem estar cooperando com os golpistas. No entanto, a Polícia Civil gaúcha está investigando como que os golpistas conseguiram ter acesso aos dados das vítimas.

Dica para se proteger de golpe

Segundo Ronaldo Prass, nunca forneça dados para quem está ligando para você. Ele que tem que confirmar os dados. E principalmente senha e código de segurança jamais fornecer por e-mail, mensagem SMS e na ligação telefônica.

Banco Inter

O Banco Inter disse que toma todas as medidas necessárias para proteger os clientes e acrescentou que esse problema atinge todo o setor bancário.

Atualização em 6/5/2019: Confira aqui neste artigo o posicionamento oficial do Banco Inter.

Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular

O Sindicato Nacional de Empresas de Telefonia e Serviço Móvel Celular, no entanto, informou que as prestadoras de serviços de telefonia imóvel possuem políticas internas voltadas a área de segurança da informação e antifraude. E, por fim, destacou que as operadoras não têm responsabilidade legal ou ingerência sobre os conteúdos e transações realizadas nesses aplicativos.

Gostou da notícia sobre os golpes nas contas de clientes do Banco Inter?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe os nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.

Fonte: RBS TV e Cartão de Crédito Alta Renda.