O nome fica limpo no SPC e Serasa após a divida caducar em 5 anos?

0

Os serviços de proteção ao crédito, representados pelos Bureaus como SPC Brasil, Serasa Experian e Boa Vista Serviços são responsáveis pelo registro da inadimplência dos consumidores. Estes cadastros são utilizados pelas empresas na análise de crédito, para tomada de decisão na hora de conceder crédito ou não. Uma dúvida bastante recorrente dos internautas refere-se ao período de cinco anos, em que ocorre a prescrição da dívida. Afinal, o nome fica limpo no SPC/Serasa após a divida caducar em 5 anos? Tire as suas dúvidas só aqui no site Seu Crédito Digital.

É provável que você também goste:

O Boticário está dando Kit Dia das Mães grátis pelo WhatsApp?

Negativado no SPC e Serasa será ainda mais prejudicado com o Novo Cadastro Positivo?

Será que pagar IPVA atrasado pode negativar CPF no SPC e Serasa?

O nome fica limpo no SPC/Serasa após a divida caducar em 5 anos?

Prescrição da dívida

Após o prazo de cinco anos, o que ocorre na verdade é a prescrição da dívida. Com isso, os Bureaus de crédito são obrigados a remover estes cadastros negativos, e o nome fica limpo no SPC e Serasa, por exemplo.

Inclusive, não poderá ocorrer nova inscrição considerando a mesma dívida. Contudo, ela não é extinta, e você continua devendo para o seu credor. Entretanto, se o seu credor não deu entrada com nenhuma ação judicial, ele não poderá mais fazer isso depois dos cinco anos.

O que acontece com a dívida quando o nome fica limpo ao caducar?

Fatalmente, a instituição financeira providenciará um registro como prejuízo no SCR do Banco Central do Brasil, que pode ser consultado pelo Registrato. O prejuízo continuará aparecendo por lá, mesmo que aparentemente seu nome fica limpo.

Infelizmente, isso prejudicará o seu score de crédito, e dificultará a tomada de crédito no mercado. Você então terá dificuldades em obter um cartão de crédito ou até mesmo para fazer um empréstimo pessoal. O que acontece também é uma restrição interna na instituição onde você ficou devendo, e isso implica na impossibilidade até de abrir uma conta corrente simples. Isso é praticado pelos bancos tradicionais.

As dívidas são vendidas

Na maioria das vezes essas dívidas são vendidas como “títulos podres” para empresas especializadas em cobranças. Isso acontece porque o seu credor não conta mais com o recebimento deste valor. Ou seja, é um dinheiro perdido, pois a instituição teve um prejuízo com você.

Estas empresas especializadas em cobranças poderão procurá-lo e ligar para você. Ademais, inclusive oferecendo acordos para a quitação, e podem aparecer também no Feirão Serasa Limpa Nome.

O que é recomendável fazer?

Sem dúvidas, a melhor opção é entrar em contato diretamente com a empresa credora e oferecer uma proposta para eles, pagando o valor principal da dívida. Assim, você terá removido o registro como prejuízo do SCR e você voltará a ter crédito na praça. O seu score vai voltar a subir, e com o tempo você tem condições de obter crédito novamente.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar Leia Mais