Clientes do Nubank reclamam de fraudes em compras no cartão de crédito

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Vários clientes do Nubank estão reclamando que estão sendo vítimas de fraudes relacionadas a compras indevidas no seu cartão de crédito. Ou seja, segundo eles, o seu cartão físico não foi perdido, mas o app indica que essa foi a forma de pagamento usada nas transações. Além disso, todas as compras foram feitas de uma pessoa chamada Katia Silene. As informações são do site Tecnoblog, que informou, segundo contato com o Nubank, que não houve vazamento de dados.

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Clientes do Nubank estão sendo vítimas de fraudes em compras no crédito

“Acordei com uma cobrança de R$ 8,29 no meu cartão de uma loja de vestuário; a compra foi feita às 0h29 e eu estava bem dormindo”, explica uma cliente do Nubank no Twitter. “Aqui teve a mesma tentativa de compra, às 1h29 no valor de 8,79”, afirma outro. O Tecnoblog ainda informou que encontrou mais dez relatos semelhantes no Twitter.

As compras, entretanto, tinham valores baixos. Algo que pode ser considerado que foi para fazer um teste se o cartão estava ativo e bloqueando transações. Além disso, os pagamentos foram categorizados como “vestuário” e sendo no nome de “Kátia Silene de Olivei”, sendo que não há informação sobre o local em que essas compras foram realizadas.

Embora o app diga que as transações foram realizadas via cartão físico, o cartão está em posse do dono. “Surgiu uma compra no meu cartão (que só eu tenho acesso) numa tal de Katia Silene num horário em que eu estava dormindo e agora vou ter que pedir outro cartão, mandar foto com documento”, reclamou um cliente no Twitter.

vítimas de fraudes em compras

Na maioria dos casos, as transações indevidas foram aceitas, mas alguns já foram estornados automaticamente. Vale lembrar que a fintech utiliza a localização do celular para evitar fraudes no cartão de crédito, pois isso é uma forma de evitar fraudes no cartão. Ou seja, a empresa usa como forma de detectar se o cliente está no mesmo lugar em que o seu cartão está sendo utilizado.

Não houve vazamento de dados

O Nubank disse ao Tecnoblog que “os casos reportados de compras não reconhecidas no estabelecimento em questão não têm origem na empresa; nossa estrutura de segurança permanece protegida e nenhum dado foi obtido diretamente de nossa base ou por vazamento”.

“Para transações já identificadas e confirmadas no estabelecimento suspeito, o Nubank está adotando as medidas cabíveis”, explicou a nota.

Os usuários que tiveram compras não reconhecidas devem entrar em contato com a central de atendimento pelo chat ou telefone para iniciar o processo de contestação.

Nota oficial do Nubank para o Seu Crédito Digital:

“O Nubank esclarece que os casos reportados de compras não reconhecidas no estabelecimento em questão não têm origem na empresa. Nossa estrutura de segurança permanece protegida e nenhum dado foi obtido diretamente de nossa base ou por vazamento.

Ademais, o Nubank possui sistemas de detecção de risco que são constantemente atualizados para detectar estabelecimentos suspeitos. Nestes casos, compras feitas nestes estabelecimentos serão imediatamente negadas, e o cartão, automaticamente bloqueado.

Para transações já identificadas e confirmadas no estabelecimento suspeito, o Nubank já está adotando as medidas cabíveis. Recomendamos ainda aos nossos clientes que, para compras não reconhecidas neste ou em qualquer outro estabelecimento, entrem em contato imediatamente com nossa central de atendimento – disponível por chat e telefone, 24 horas por dia – para iniciar o processo de contestação. O reembolso será efetuado após a conclusão da análise do caso.

Por fim, reafirmamos que a segurança do cliente é prioridade no Nubank. Mantemos uma vigilância constante sobre os mecanismos de segurança das operações e utilização de nossos serviços, com a frequente implementação de tecnologias que auxiliem neste sentido, tais como o desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial, mecanismos de autenticação da conta, bloqueio do aplicativo, entre outros. Além disso, trabalhamos com conteúdos educativos para ajudar nossos clientes na prevenção contra golpes online, como phishing, e nosso blog Fala, Nubank é uma fonte de informação simples e didática para este objetivo.”

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Fonte: Tecnoblog.

Imagens: Tecnoblog.

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