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CNDL/ SPC Brasil: vendas a prazo no Dia das Mães crescem 0,11% e adiam recuperação da economia

A lenta recuperação da economia frustrou a expectativa de um crescimento mais vigoroso do varejo para o Dia das Mães de 2019. O volume de vendas a prazo na semana anterior à data (entre os dias 05 a 11 de maio) foi frustrante. Apresentou uma pequena alta de 0,11% na comparação com o mesmo período do ano passado. Este ano, mais da metade (65%) dos consumidores planejavam pagar os presentes à vista em vez de parcelar as compras.

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Em 2018, as vendas haviam crescido 4,36%, após acumularem três anos consecutivos de queda. Ou seja, -0,91% (2017), -10,88% (2016) e -2,82% (2015), respectivamente. Os dados são da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Volume de vendas

Na avaliação do presidente do SPC Brasil, o resultado das vendas a prazo reflete o cenário de dificuldades para a retomada da economia.

“Ainda há muitos obstáculos a serem enfrentados, o que de certa forma vem frustrando a expectativa de uma recuperação mais forte no volume de vendas em datas comemorativas. E esse crescimento tímido nos resultados do Dia das Mães, segunda data mais importante para o comércio, não foi suficiente para retornarmos ao patamar de crescimento anterior à crise econômica”, destaca Pellizzaro Junior.

Metodologia

O Indicador de Vendas a prazo em datas comemorativas é construído a partir das consultas de CPFs feitas nas bases de dados que o SPC Brasil tem acesso. As consultas de CPF indicam a intenção de compra a prazo do consumidor. Portanto, elas podem resultar, ou não, na efetivação da venda. Para a construção do Indicador, considera-se apenas as consultas feitas pelo setor de Comércio Varejista. O período analisado considerou os sete dias anteriores ao domingo de Dia das Mães, sem considerar o domingo de fato.

Acesse a íntegra do indicador em: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/indices-economicos

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